Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. NV Arquitetura
  6. 2017
  7. Casa AR / NV Arquitetura

Casa AR / NV Arquitetura

  • 07:00 - 31 Março, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casa AR / NV Arquitetura
Casa AR / NV Arquitetura, © Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

© Rpdois Imagens © Rpdois Imagens © Rpdois Imagens © Rpdois Imagens + 40

  • Arquitetos

  • Localização

  • Arquitetos Responsáveis

    Nivia Vittore, Emilia Bagesteiro Riegel
  • Área

    545.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AR foi planejada com os clientes, um jovem casal com um filho pequeno, a partir do primeiro momento em que sentiram que o apartamento em que viviam, também projeto do escritório, estava pequeno para as necessidades da vida em família.O terreno foi escolhido e o projeto desenvolvido ao longo de 6 meses. Durante a construção, ainda mais envolvidos com o projeto, os clientes adquiriram mais um terreno, o que valorizou a área externa, piscina e varandas.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

As diretrizes que nortearam o projeto, além das necessidades do casal, foram a preocupação com o conforto, tanto físico e emocional como tecnológico, ou seja, é uma casa contemporânea, automatizada, inteligente e eficiente, mas também aconchegante e acolhedora. Do projeto à execução, tudo foi escolhido e construído com atenção, técnica e sensibilidade, e o resultado é uma casa que tem o DNA dos donos em cada detalhe.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

A volumetria desenvolvida em dois pavimentos, foi pensada para valorizar 3 materiais: pedra, concreto e madeira. E as esquadrias são um diferencial neste projeto, uma combinação de madeira natural e PVC amadeirado VEKA, fabricadas pela Scheid Esquadrias que assessoraram o escritório ainda na fase inicial de projeto, todo desenvolvido em Revit, para o perfeito casamento entre os diferentes materiais. Todas as esquadrias, internas e externas, são piso x teto. Os perfis VEKA foram selecionados para terem o acabamento da madeira natural, e mesmo com vidros insulados e laminados ainda possibilitarem um ótimo funcionamento nos grandes panos de correr utilizados nos dois pavimentos.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens
Planta
Planta
© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

A intenção de ambientes integrados se percebe já na entrada da casa, onde a bancada do lavabo faz parte do hall social. Living, jantar, cozinha e churrasqueira, típica da casa gaúcha, se integram de forma fluída e são organizados ao redor de um eixo central: a escada. A comunicação com a área externa, através das grandes portas, permite que a varanda e o pergolado em madeira colada, ampliem a área de lazer.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

Todo piso externo é nivelado, assim como o gramado que era a principal premissa dos clientes para o jardim: um espaço amplo e sem desníveis. A parede e forros de madeira nas varandas, aquecem a pedra e o concreto aparente usados externamente. Os efeitos indiretos de iluminação, mantem íntegros os forros e painéis. O elemento de pedra da lareira que divide a varanda e área da parrilla, proporciona um uso comum para os dois ambientes.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

O paisagismo respeitou os desejos dos clientes de pouca manutenção mas é cheio de particularidades como hortas em vasos altos, palmiteiros, plantas tropicais e bambus, exuberante e original. No piso superior, a sala íntima com mezanino para o living, proporciona uma bonita visão do jardim, assim como luminosidade e ventilação natural, esse espaço é também a integração entre as 3 suítes da casa.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

Destaque especial para os 71 m² da suíte do casal, onde banho, camarim, banheira e closet podem ser totalmente compartimentados por portas de correr para dar privacidade ou totalmente integrados. Nos balcões do segundo andar as esquadrias acompanham toda a largura de duas das fachadas da casa, as folhas de correr, em PVC amadeirado da VEKA, são protegidas por venezianas sanfonadas verticais em madeira natural que, fechadas, se transformam em um grande painel. Esse ripado de madeira é parte importante da arquitetura e aparece em forros e painéis, dentro e fora da casa.

© Rpdois Imagens
© Rpdois Imagens

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa AR / NV Arquitetura" 31 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913197/casa-ar-nv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.