Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa do Lago / Solo Arquitetos

Casa do Lago / Solo Arquitetos

© Eduardo Macarios © Eduardo Macarios © Eduardo Macarios © Eduardo Macarios + 32

  • Arquitetos: Solo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 250.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hangar 43, Valentin Móveis
  • Colaboradores

    Victor Duarte Vilela, Edison Massei
  • Mobiliário

    Hangar 43
  • Construtor

    Everson Divino de Oliveira
Mais informações Menos informações
© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa localizada em Alvorada do Sul, em frente ao Rio Paranapanema foi uma grande oportunidade em explorar a relação da arquitetura com a natureza. As principais condicionantes do projeto foram as dimensões alongadas do terreno, seu perfil em desnível acentuado, e claro a conexão e a vista para o lago nos fundos do terreno. Então, o partido do projeto busca uma inserção harmoniosa da residência no lote ao mesmo tempo que faz uso de seu relevo natural para transformar a residência em uma espécie de mirante para o lago.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios
Planta
Planta
© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Sendo assim, optou-se por dividir a casa em duas lâminas longitudinais ao terreno, dividindo o setor social do setor íntimo, criando um respiro natural entre os volumes construídos. Esses dois volumes foram deslocados entre si, aproximando o setor privado ao acesso e ao mesmo tempo, aproximando o setor social do lago.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

O bloco social se caracteriza como um grande pavilhão, com ambientes totalmente integrados entre si, permitindo não somente a conexão entre os indivíduos nesses espaços mas também o acesso a vista para o lago à todos. Outro elemento de destaque desta lâmina é a prolongação da cobertura desse pavilhão para fora, criando um deck protegido de contemplação da vista e da área de lazer da residência. Já o bloco íntimo se destaca principalmente pela sua suíte principal, caracterizada por uma grande abertura para o lago, tornando-a em um mirante íntimo.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Contudo, o ponto alto deste projeto se encontra na materialidade da casa: o bloco social foi construído com tijolos reaproveitados de uma antiga fábrica do cliente e o bloco íntimo foi materializado com pedras encontradas no próprio terreno da obra. Esse conceito é conhecido como ‘upcycling’ onde um material considerado descartável é transformado em um material reutilizável sem a necessidade de qualquer processo de reciclagem.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Lago / Solo Arquitetos" 15 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913129/casa-do-lago-solo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.