Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Holanda
  5. Barend Koolhaas
  6. 2017
  7. Escritório EENWERK & Irma Boom / Barend Koolhaas

Escritório EENWERK & Irma Boom / Barend Koolhaas

  • 17:00 - 26 Março, 2019
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escritório EENWERK & Irma Boom / Barend Koolhaas
Escritório EENWERK & Irma Boom / Barend Koolhaas, © Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

© Peter Tijhuis © Peter Tijhuis © Peter Tijhuis © Peter Tijhuis + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdã, Holanda
  • Outros Participantes

    Irma Boom, Julius Vermeulen, Aura Luz Melis, Reinier Suurenbroek, Piet Oudolf
  • Área

    325.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

Descrição enviada pela equipe de projeto. EENWERK é um espaço de arte para exposições, projetos e trabalhos em todas as disciplinas. EENWERK [ONE WORK] apresenta um trabalho de cada vez, convidando tanto o criador quanto o espectador a se concentrarem no conteúdo e na forma. Vários espaços em diferentes alturas, com diferentes incidências solares e formas de conexão com o exterior, conferem aos artistas uma ampla gama de condições para trabalhar e os desafia a interagir com a arquitetura.

© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

Ocupando um espaço aberto entre uma fileira de casas do início do século XX, EENWERK é uma estrutura de vidro e basalto de três pavimentos e 155m², com uma construção em aço que permite abertura e transparência. O edifício à direita, sede do Escritório Irma Boom, possui janelas laterais. Para, então, conferir clareza ao desenho, a fachada frontal do projeto é recuada para trás em três etapas. Um estrutura diagonal no meio lhe confere qualidade escultural dinâmica. As superfícies de basalto enfatizam o aspecto escultural da fachada e a fecham parcialmente para criar intimidade, enquadrar os pontos de vista e permitir que a luz e a sombra mudem a experiência da arquitetura ao longo do dia e das estações.

© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

Cada pavimento da EENWERK é diferente. O piso térreo, com 4,5 metros de pé-direito, tem janelas voltadas para o norte e uma grande porta de garagem que é acessível por trás. Quando o tempo permite, este espaço pode ser estendido para o jardim posterior. Pode ser usado para abrigar uma recepção ou estacionar um carro. O pavimento intermediário, com 3 m de pé-direito, possui grandes janelas nas duas extremidades, tornando-se um espaço muito transparente, onde as vistas para a rua e para o parque definem a atmosfera. Vista desde o lado de fora, a grande janela em frente funciona como um outdoor mostrando a atividade do prédio para o público. O último pavimento, por sua vez, é uma estufa igualmente adequada para o cultivo de plantas e vegetais, assim como para apresentar trabalhos em um ambiente idílico ou em uma condição climática única.

© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis
Corte AA
Corte AA
© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

O escritório da Irma Boom (IBO) está localizado no piso térreo da casa clássica ao lado. Uma escada construída em grossas placas de alumínio conecta o escritório à biblioteca no primeiro pavimento. A biblioteca abriga a coleção de livros experimentais de Irma Boom e é planejada como um lugar onde as pessoas que amam livros podem discutir e trabalhar neles. O IBO e EENWERK são organizados verticalmente como entidades individuais, mas as aberturas na parede entre ambos tornam possível conectá-los horizontalmente. É nessa conexão horizontal que a sua sobreposição se manifesta. Para o usuário e para o visitante, a transição entre o moderno e o clássico é quase imperceptível, assim como a distinção entre fazer, apresentar e arquivar o trabalho que ocorre ali.

© Peter Tijhuis
© Peter Tijhuis

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório EENWERK & Irma Boom / Barend Koolhaas" [EENWERK & Irma Boom Office / Barend Koolhaas] 26 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912928/escritorio-eenwerk-and-irma-boom-barend-koolhaas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.