Hotel Jakarta / SeARCH

Hotel Jakarta / SeARCH - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: SeARCH; SeARCH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:SeARCH
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Finesse, MOSO, VPT Versteeg
Cortesia de SeARCH

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório SeARCH, em colaboração com a WestCord Hotels, venceu o concurso da cidade de Amsterdã para o desenvolvimento de um hotel exclusivo no ponto mais alto da ilha de Java.

Cortesia de SeARCH

Dada a localização proeminente no Rio IJ, o conselho da cidade queria um conceito único de hotel, não apenas no que se refere a sua arquitetura, mas também a sua programação pública e estratégias de sustentabilidade.

Cortesia de SeARCH

Hotel Jakarta  é um edifício neutro energicamente com o certificado BREEAM Excellent, com 200 luxuosos quartos e um sky-bar com vistas impressionantes sobre o Rio IJ. A estrutura de madeira de 30 metros de altura é única na Holanda. Todas as vigas, pilares, coberturas e caixilhos foram construídos com madeira natural com certificados FSC ou PEFC. Para 176 dos 200 quartos do hotel, o escritório desenvolveu luxuosas unidades de madeira pré-fabricadas 4 estrelas, cada uma com 30 metros quadrados. Todas foram implantadas no terreno em um período de 3 semanas, atingindo uma altura de 30 metros acima do cais da ilha. 

SeARCH traduziu os requisitos estruturais e arquitetônicos em um projeto inteligente, no qual pisos finos de concreto pré-fabricado de alta qualidade são combinados com paredes e tetos estruturais de madeira com laminação cruzada. Cada quarto foi montado em um caminhão padrão, e então entregue ao local da obra já totalmente equipado com uma fachada passiva, varanda e banheiro completo para plug-and-play, incluindo todas as instalações técnicas necessárias e acabamentos internos.

Corte Longitudinal
Cortesia de SeARCH
Corte Transversal

As fachadas sul e leste do Hotel Jakarta foram cobertas com painéis fotovoltáicos integrados (chamados BIPV). Os 350 painéis, cobrindo uma superfície de mais de 700 metros quadrados, são totalmente integrados ao projeto. A cobertura de vidro sobre o átrio também contém células BIPV que, simultaneamente, coletam energia e funcionam como elemento de sombreamento para o jardim interno subtropical.

Um átrio com o jardim subtropical é o centro do hotel. Ele atua como um regulador de temperatura tanto no verão, quanto no inverno. Dormitórios em todos os lados do edifício tem seu próprio espaço exterior coberto privado que funciona como sombreamento estrutural. A camada única de cortina de vidro dessas varandas abafa o som e protege dos fortes ventos das partes expostas.

Cortesia de SeARCH

Sobre o IJ no ponto mais alto do edifício triangular, o sky-bar é completamente fechado por vidro. Sua ponta é feita por um vidro de camada dupla em um raio externo de apenas 600 mm. Sua cobertura é feita de um vidro de camada tripla. Tanto a fachada quanto o telhado são vinculados através de uma conexão de "vidro sobre vidro" muito sutil, permitindo que a construção da parede de cortina de madeira interna seja visível por todas as partes.

Cortesia de SeARCH

As fachadas leste e norte são revestidas com painéis de alumínio anodizado, cada um com seu próprio padrão de perfuração exclusivo, que combina antigas ilustrações de navios comerciais da "Era de Ouro" de Amsterdã.

Cortesia de SeARCH

O Hotel Jakarta simboliza a histórica conexão marítima de Amsterdã com a Ásia. Ele está construído no cais onde, até meados do século XX, os imigrantes chegavam depois de uma longa viagem com origem na Indonésia. Para muitas famílias, a ponta da ilha de Java foi a primeira ou última visão de Amsterdã.

Cortesia de SeARCH

O hotel de 4 estrelas abriga um espaço comum dinâmico com vários bares, restaurantes, cafés, um centro de bem-estar e atividades culturais, todos construídos ao redor do jardim subtropical central. A concepção e manutenção do jardim subtropical é o resultado de uma colaboração com o Hortus Botanicus e complementa a série de jardins presentes na ilha. Ao enterrar o embasamento do piso térreo, o hotel é acessível ao público de todos os lados através da fachada transparente.

SeARCH projetou o Hotel Jakarta como um edifício verdadeiramente público. Ele é um marco vivo na cidade e uma segunda sala de estar para o curioso viajante, os vizinhos da ilha de Java e os habitantes de todas as partes de Amsterdã.

Cortesia de SeARCH

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Java island, Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hotel Jakarta / SeARCH" [Hotel Jakarta / SeARCH] 10 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912917/hotel-jakarta-search> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.