A Leveza do Existir / Thought Parallels

A Leveza do Existir / Thought Parallels - Mais Imagens+ 22

Kozhikode, Índia
  • Arquitetos: Thought Parallels; Thought Parallels
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bangalore, Grohe, HMG, Saint-Gobain, Veneta Cucine, Western India
  • Engenharia Estrutural: Chitra
  • Cliente: Mr. Farook Ummar
  • Arquiteto Responsável: Nikhil Mohan
  • Equipe : Shabna Nikhil, Najeera M M , Jinesh K
  • Cidade: Kozhikode
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

"Não é o que você está olhando que importa, e sim o que você enxerga". - Thoreau.

Quando a arquitetura tenta mesclar duas forças paradoxais surge um significado metafórico para o que foi conquistado. O conceito de leveza geralmente está relacionado ao peso físico de objetos ou materiais, porém, dentro da linguagem de projeto, pode estar relacionado a uma estância irreal para qualificar a percepção visual dos objetos no espaço. A partir da manipulação das formas e materiais, e do controle da luz e sombra, o conceito deste projeto se desenvolveu para uma experiência sensorial. 

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan
Planta - Pavimento Térreo
© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

Localizado na cidade costeira de Kozhikode, em Kerala, o projeto apresenta uma segunda pele arquitetônica que se orienta para o norte, proporcionando privacidade à fachada de entrada. A casa repousa em um ambiente completamente voltado para o interior, separando o espaço social e coexistente no térreo e o espaço privativo no andar superior.

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

Vastas lajes de concreto flutuam e se entrelaçam criando espaços, enquanto o vidro - elemento predominante no projeto - ajuda a demarcar os espaços interiores, sem dissecá-los da vegetação das áreas externas. As qualidades benevolentes da madeira colocadas em uso no nível do telhado garantem que a temperatura ambiente dentro da casa permaneça confortável e ajuda a promover a conexão natural com a natureza e a vegetação ao redor.

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

As cidades em que vivemos estão se tornando cada vez mais claustrofóbicas. A maioria dos resumos dos clientes afirma categoricamente que eles querem que as casas sejam organizadas. A razão subjacente para isso é que, entre outras funções, a casa deve ser não somente funcional, mas também um local para o descanso e o rejuvenescimento.

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

Esse entendimento nos leva a instilar ampla leveza no santuário interno pelo uso de pés-direito duplos e tornar os espaços interiores completamente iluminados por aberturas. Vazios dentro do teto alto e grandes janelas emolduradas oferecem vistas panorâmicas para o térreo e primeiro andar. A distribuição de zoneamento combina o espaço comum da família e uma área de convivência ao contrário, adjacente a uma das partes fundamentais do projeto - o pátio interno. Uma sensação de intriga é criada quando o pátio inesperadamente aparece além da parede da fachada que leva ao salão principal.

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

O papel do cliente durante o processo deste projeto foi imensurável - um casal jovem e educado com uma curiosidade e interesse pela arquitetura em geral e pela nossa visão. Sem a colaboração deles, esse projeto não teria sido possível.

© Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Leveza do Existir / Thought Parallels" [Lightness of Being / Thought Parallels] 10 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912872/a-leveza-do-existir-thought-parallels> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.