Centro de Recursos Hídricos de Sechelt / PUBLIC Architecture + Communication

Centro de Recursos Hídricos de Sechelt / PUBLIC Architecture + Communication   - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: PUBLIC Architecture + Communication; PUBLIC Architecture + Communication
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Martin Tessler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CGC, CornellCookson, Kawneer, Prins Group
© Martin Tessler

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Recursos Hídricos de Sechelt (SWRC), com certificação LEED Gold, repensa o tratamento tradicional de águas residuais municipais criando um espaço transparente no coração residencial de Sechelt, envolvendo o público de maneira significativa. Em vez de isolar esse serviço essencial por trás de uma cerca de arame farpado, a instalação revela sistemas mecânicos e biológicos que limpam as águas residuais, incentivando o público a testemunhar seu papel no ciclo hidrológico. O Centro captura recursos (biossólidos, calor e água) para indústrias, parques e agricultura.

© Martin Tessler

"Merda é um sinal certo de vida", escreveu o artista Alan Graham. É verdade que o esterco é um sinal confiável para rastrear animais, pois para isso é preciso estar vivo e, finalmente, estar vivo implica certas responsabilidades, como "lidar com as próprias merdas". Há tantas expressões deste tipo quanto culturas e idades, moldadas tanto pelas condições como por crenças culturais. A atual encarnação da infraestrutura do vaso sanitário – que, por meio de mágica, há uma espécie de "desaparecimento" pela água – não é mais viável em nossos tempos. Húmus, assim como a sujeira, tem a mesma raiz latina que "humilde", como "humano", e é com humildade que devemos enfrentar nossa situação atual e instituir novas práticas.

Plantas do Térreo e 1º Pavimento

Com instalações de ensino, jardim botânico e estação de tratamento de esgoto, o SWRC conta a história do processo de reciclagem de água: após o tratamento primário, as raízes das plantas – de tomates a cavalinhas – proporcionam um ambiente ideal para as bactérias benéficas decomporem contaminantes. A água é passada em iluminação UV para minimizar os patógenos antes de ser redirecionada para a indústria.

© Martin Tessler

A frente da casa, no nível do Círculo de Surfe, é clara, com as plantas recepcionando os grupos de turistas da escola e outros visitantes. A parte de trás da casa, equivalente a um pavimento mais baixo, protege a vizinhança das vistas, sons e cheiros associados ao Centro.

Localização

O centro tem duas partes principais – o escritório e o espaço da estufa. A estufa transparente reflete os contornos das coberturas e os volumes das ruas residenciais, ao mesmo tempo em que mostra a mudança de paradigma. Os espaços de escritórios opacos são revestidos com cedro carbonizado para referenciar o carbono usado na filtração, enquanto a placa de cimento amarelo-sulfúrico indica áreas de equipamentos pesados.

© Martin Tessler

Em comparação com a instalação que substituiu, esta SWRC descarrega dez vezes menos resíduos sólidos no mar, possui o dobro da capacidade de tratamento e quase metade dos custos operacionais; além de capturar recursos (biossólidos, calor e água) para indústrias, parques e agricultura. Com a certificação LEED Gold, o centro oferece um ambiente de trabalho mais humano, onde as tarefas agora incluem a colheita de tomates e a poda de rosas.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sechelt, BC, Canada

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Recursos Hídricos de Sechelt / PUBLIC Architecture + Communication " [Sechelt Water Resource Centre / PUBLIC Architecture + Communication ] 16 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912827/centro-de-recursos-hidricos-de-sechelt-public-architecture-plus-communication> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.