Can Picafort / TEd’A arquitectes

Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 2 de 70Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 3 de 70Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 4 de 70Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 5 de 70Can Picafort / TEd’A arquitectes - Mais Imagens+ 65

  • Autores: Irene Pérez, Jaume Mayol
  • Colaboradores: Toni Ramis, Tomeu Mateu
  • Arquiteto Técnico: Guillem Mas
  • Promotor: Es Roure Sec
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 3 de 70
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção consiste na reforma interior de um edifício existente, para o transformar em alguns pequenos apartamentos turísticos. Num terreno em frente ao mar, encontramos uma construção de dois volumes: um com térreo mais um pavimento, que tem vista para o oceano e que está acompanhado por uma garagem no nível do solo; e outro com térreo mais dois pavimentos, que tem vista para a rua posterior. Esta forma de dois volumes, portanto, é um edifício escalonado em sentido descendente para o mar.

Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 48 de 70
© Luis Díaz Díaz

Em um estado inicial, tanto os acessos como as escadas, assim como as distribuições, pareciam caoticamente desordenadas. Todo o esforço do projeto é centralizado em abrir o espaço de forma longitudinal, de modo que seja possível conectar visualmente o mar e a rua posterior. A estratégia consiste em organizar e condensar todos os serviços em um único muro. 

Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 6 de 70
© Luis Díaz Díaz
Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 56 de 70
Planta 03
Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 19 de 70
© Luis Díaz Díaz

Os materiais tendem à imperfeição das coisas feitas a mão, ou seria perfeição? A argila como material humilde e habitual. Uma gama de diferentes peças para uma resposta precisa às diferentes necessidades construtivas. A "Termo-argila", colocada nas bordas, mostra sua condição: não é uma parede de suporte, nem acústica. Ela modula, caracteriza e veste de maneira simples o espaço principal.

Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 2 de 70
© Luis Díaz Díaz
Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 58 de 70
Corte 1
Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 50 de 70
© Luis Díaz Díaz

A cerâmica cobre, às vezes o pavimento, com uma junta muito larga, às vezes as paredes, com uma junta mais estreita. O azulejo protege a superfície da água e, em alguns pontos, o azulejo protege do óxido proveniente dos trilhos de ferro. Além de muitos outros materiais. Devido ao acúmulo de peças pequenas e diferentes, bem como as ligeiras mudanças no tom da argila, pensamos que a materialização reduz a escala e consegue definir um espaço mais doméstico e humano.

Can Picafort / TEd’A arquitectes - Imagem 5 de 70
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Felicià Fuster, 37, 07006 Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Can Picafort / TEd’A arquitectes" [Can Picafort / TEd’A arquitectes] 08 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912826/can-picafort-teda-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.