Reforma do Palazzo Doria Pamphilj / SUPERVOID

Reforma do Palazzo Doria Pamphilj / SUPERVOID - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: SUPERVOID; SUPERVOID
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Tensocielo
© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado a apenas algumas centenas de metros do Panteão, entre a Via del Corso e a Via della Gatta, o Palazzo Doria Pamphilj é um edifício construído e reconstruído ao longo de pelo menos, quatrocentos anos. Através de sucessivas reformas e ampliações, o complexo monumental do palácio tornou-se um enorme colosso romano. Tudo começou na época do então Cardeal Fazio Santorio, responsável pela construção do primeiro núcleo que viria a ser este enorme complexo entre 1505 a 1507. O pátio interior e suas infinitas arcadas, que posteriormente transformou-se em galeria, é algo que muito faz lembrar a famosa obra de Bramante para o Palazzo Riario, também em Roma. Por este motivo, muitos autores continuam erroneamente atribuindo a obra do Palazzo Doria Pamphilj ao famoso arquiteto renascentista.

Palazzo Doria Pamphilj
© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio
Planta

O Palazzo, então propriedade da família Della Rovere durante o século XVI, foi vendido ao Cardeal Pietro Aldobrandini em 1601,  responsável pela segunda grande ampliação do palácio que apenas foi concluída em 1647. Aldobrandini expandiu o palácio em direção ao Collegio Romano através de duas novas alas flanqueando um novo espaço encerrado chamado de “Giardino dei Melangoli”, tudo segundo projetos desenvolvidos pelo arquiteto Pietro Moraldi. Essas intervenções, embora bastante simples em sua monumentalidade, deram a pauta para as subsequentes expansões e modificações levadas à cabo por Antonio del Grande, Valvassori, Ameli e, finalmente, Andrea Busiri Vici.

© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio

Em 1644, Giovan Battista Pamphilj, cuja família possuía estreitas relações com o Cardeal Aldobrandini, tornou-se o papa Inocêncio X. A nomeação trouxe enorme fortuna para o Cardeal e consequentemente, para o complexo do palácio. Inocêncio, cujo famoso retrato pintado por Velázquez ainda hoje se encontra na Galeria do Palazzo Doria Pamphilj, incumbiu à Antonio del Grande a tarefa de transformar o complexo do palácio em um grande conjunto, com um projeto de arquitetura coeso e grandioso como a fama da família. A principal intervenção veio na forma de um vestíbulo monumental junto a Piazza del Collegio Romano, conectando o pátio de Santorio aos apartamentos recém-construídos através de uma monumental escadaria.

© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio
Corte da escada de acesso ao apartamento
© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio

O Palazzo então passou a ser uma das mais imponentes obras de arquitetura da cidade e estava pronto para acolher uma das mais importantes coleções de arte barroca de Roma. Andrea Busiri Vici, responsável pelas obras do edifício ao longo do século XIX foi aquele que assinou as últimas intervenções no Palazzo, mais especificamente, a nova ala do edifício ao longo da Via della Gatta. Finalmente Burisi Vici deu ao complexo do palácio sua forma final, o apogeu de uma obra que nunca teve um projeto soberano.

© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio

A ala oeste do Palazzo Doria Pamphilj, construída entre os séculos XVIII e XIX, abriga uma série de apartamentos de aluguel, e ainda hoje segue cumprindo com louvor a sua tarefa. O projeto desenvolvido pelos arquitetos do SUPERVOID procura estabelecer uma nova seqüência espacial integrada entre os distintos espaços de uso comum do Palazzo - criando um todo coeso que flui entre o interior e o exterior. Esta passagem entre a esfera pública e privada se dá através de um novo espaço abobadado, que acolhe os hóspedes e, ao mesmo tempo, fornece uma iluminação suave, difusa e aconchegante.

© Giorgio De Vecchi - Gerda Studio

A relação formal entre a arquitetura barroca do palazzo e a intervenção contemporânea é meramente espacial, uma vez que o projeto é bastante sutil e despido de qualquer conotação estilística ou trivial. Seus planos e superfícies brancas abstratas criam um espaço silencioso que pouco interfere na monumentalidade de suas arquiteturas precedentes, um pano de fundo delicado, uma mise-en-scène para a coleção de objetos e pinturas do cliente. O espaço conta ainda com uma sequencia de espelhos que refletem as abóbadas e dão mais profundidade ao espaço contido pelas alvenarias estruturais do edifício, conectando estes recintos confinados e anteriormente escuros, à leveza e amplitude do jardim central que dá acesso à eles.

Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roma, Região metropolitana de Roma, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Palazzo Doria Pamphilj / SUPERVOID" [Palazzo Doria Pamphilj Apartment Renovation / SUPERVOID] 08 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912778/reforma-do-palazzo-doria-pamphilj-supervoid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.