Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - FachadaFundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - FachadaFundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - VigaFundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada, Janela, Viga, CorrimãoFundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Mais Imagens+ 15

Nossa Senhora do Carmo II, Brasil
  • Arquitetos: Gustavo Penna Arquiteto e Associados; Gustavo Penna Arquiteto e Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25808
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Dinaflex, GlassVetro, Isomax Esquadrias de Alumínio, Knauf, Montele Elevadores, Segato Pisos, ULMA Architectural Solutions
  • Gestão E Planejamento: Risia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
  • Comunicação: Diana Penna,Tamiris Bibbó
  • Paisagismo: Flávia D’Urso Paisagismo
  • Luminotécnica: Luce Projetos & Consultoria
  • Acústica: Oppus Acústica Ltda
  • Estrutura De Concreto: BEDÊ Engenharia de Estruturas
  • Estrutura Metálica: Almeida Engenharia de Estruturas Metálicas
  • Fundações: Azambuja Engenharia e Geotecnia
  • Elétrica: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Hidráulica: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Ar Condicionado: ConSET Engenharia de Projetos
  • Construção: Marco Projetos e Construções
  • Automação: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Cenotécnico: Cineplast e Alexandre Sresnewsky
  • Comunicação Visual: Greco Design
  • Contenção: Azambuja Engenharia e Geotecnia
  • Detecção E Alarme: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Esquadrias: Dinaflex
  • GLP: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Impermeabilização: Firmino Siqueira Consultoria
  • Proteção Contra Incêndio: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Orçamento: FS Consultores
  • Segurança Institucional: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Sonorização: Oppus Acústica Ltda
  • SPD: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Telecomunicações: Facury Gestão & Tecnologia e Projelet Projetos de Sistemas Prediais
  • Área Do Terreno: 36067.80 m²
  • Área Construída: 25808.05 m²
  • Equipe De Projeto: Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Leite Flores, Alyne Ferreira, Ana Isabel de Sá, Bárbara Novais, Catarina Hermanny, Carolina Castro, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Gabriel de Souza, Henrique Neves, Hiromi Sassaki, Isadora Dawson, Ivan Rimsa, Jordana Faria, Julia Lins, Juliana Ferreira, Larissa Freire, Leticia Carneiro, Marcus Flávio Martins, Michelle Moura, Naiara Costa, Naim Korqa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Paula Salum, Raquel de Resende, Sarah Fernandes
  • Cidade: Nossa Senhora do Carmo II
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola é o lugar da busca do conhecimento, do convívio com a interrogação. Cooperativamente com a família, cabe à escola contribuir para a construção da cidadania e da autonomia, preparando indivíduos para uma maior capacidade de reflexão, valorização da diversidade e respeito ao outro.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

Recém-construída, a Escola da Fundação Zerrenner, uma organização sem fins lucrativos da Ambev Brasil, busca enaltecer o processo humano do questionamento, valorizar o convívio, a troca e as múltiplas possibilidades de apropriação do espaço.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Viga
© Jomar Bragança

A escola foi construída em um grande terreno na Avenida Cornélio Viana, periferia da cidade, com a paisagem da serra de Santa Helena ao fundo. O terreno e seus arredores estão situados em uma área rural e sua população residente é predominantemente de baixa renda. Sem alterar o perfil dos moradores, o entorno passa por uma transformação positiva, devido, também, à arquitetura das novas estruturas educacionais, esportes e complexo cultural. Por trás dessa capacidade transformadora está a ideia de que diferentes atividades podem coexistir em harmonia. Neste sentido, o projeto é muito significativo e, portanto, foi concebido como um gesto único, que convida e saúda.

Pavimento1
Pavimento2

Visto a partir da Avenida, o complexo é definido por um grande pórtico curvo, que catalisa as saudações de boas-vindas. Estendendo-se paralelamente à avenida, este elemento indica o acesso e articula internamente os principais volumes.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

O complexo é composto por 3 blocos: Escola primária e secundária para o sul, Escola Técnica para o norte. No centro está o bloco do auditório e ginásio, permitindo funções externas e internas. A distribuição dos volumes respeitou a orientação norte-sul, favorável para o uso educacional. Além disto, suas formas vazadas são permeáveis aos ventos da região, beneficiando o conforto térmico. Todo o projeto foi concebido de forma padronizada e racional de modo a facilitar sua execução com maiores ganhos no processo construtivo.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

No centro do terreno uma grande praça une os três blocos. Nela coexistem diversos usos: de um lado, a área institucional, do outro, a área esportiva. Uma grande torre d´água, com um relógio, coroa o espaço, gerando um elemento de imagem forte: referência para escola e para a cidade.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada, Janela, Viga, Corrimão
© Jomar Bragança

O bloco do Ensino Fundamental e médio compõe-se de dois pavimentos. No pavimento térreo, a varanda abre múltiplas possibilidades de convívio e dá continuidade ao paisagismo proposto.
Este grande pilotis é pontuado por núcleos de circulação vertical generosos, possibilitando acesso direto e claro às diversas partes do edifício. Distribuídos neste espaço, estão os ambientes de serviço, do quadro pedagógico e as salas de aulas especiais. No centro, o restaurante gera um núcleo de vivência e atende toda a unidade educacional.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 8 de 20
© Jomar Bragança

No primeiro andar estão 30 salas de aula e áreas de apoio. Com fechamento em vidro, abrem-se para a circulação. Esta adquire um caráter nobre, voltando-se para fora, proporcionando percursos para fruição da paisagem e, ainda, possibilitando uma separação entre ensino fundamental e médio. A sensação de continuidade é reforçada por uma envoltória leve, composta por painéis pivotantes de brises horizontais. Eles contribuem para redução da temperatura por meio do sombreamento e da canalização dos ventos.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

O bloco do Ensino técnico possui configuração funcional e formal semelhante ao bloco do Ensino Fundamental. O térreo abriga a biblioteca e todo o setor administrativo. O primeiro andar abriga 10 salas, com 35 alunos por sala, e áreas de apoio.

O terceiro bloco, central, abriga o auditório e o ginásio. De forma mais solene e monumental, abre a escola a um público mais amplo, com seu acesso podendo ser realizado de maneira independente da escola.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

O foyer do auditório é visível desde a Avenida Cornélio Viana. A partir deste espaço generoso, tem-se acesso ao auditório de 500 lugares. Um café localizado no mezanino recepciona os visitantes e gera um espaço de convívio extra. Aos fundos, este bloco abriga o ginásio, para 1000 pessoas. Voltado para a praça central, sua fachada posterior, composta por grandes portas de correr, permite a conexão entre interior e exterior.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fachada
© Jomar Bragança

No total, a área construída proposta é de aproximadamente 19.000 m² com uma taxa de ocupação de cerca de 35%. Serão mais de 8.000 m² de área verde, além da área não não edificável e da área institucional que correspondem a mais de 7.000 m². Quando estiver totalmente ocupada, a escola pode servir a mais de 2500 alunos.
Aberto para o uso em 2016, o edifício inaugura a sua função como uma instituição do conhecimento e da melhoria social.

Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 6 de 20
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Cornélio Viana - Nossa Sra. do Carmo II, Sete Lagoas - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados" 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912587/fundacao-zerrenner-unidade-educacional-de-sete-lagoas-gustavo-penna-arquiteto-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.