CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos

CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Cuauhtémoc, México
  • Arquitetos: Di Frenna Arquitectos; Di Frenna Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  518
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Cemex, Helvex, Interceramic, VALVO
  • Arquiteto Encarregado: Matia Di Frenna Muller
  • Outros Participantes: Juan Gerardo Guardado Avila, Mariana de la Mora, Victor Romero
  • Cidade: Cuauhtémoc
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Nicté – Ha nasce da criação de um jogo entre volumes formados por um concreto de mesmo tom que a terra da região, misturando-a com a pedra enterrada em si mesma, chamada de "pedra de protrero".

© Onnis Luque

Trata-se de um projeto no qual a cozinha funciona como o coração da casa, integrando-a com o restante dos espaços em pé direito duplo para produzir uma casa muito familiar e interativa.

Planta Térreo

O clima quente da cidade de Colima nos levou a projeta-la com muitos jogos de níveis e alturas, com espaços que integram interior e exterior.

© Onnis Luque

Em termos gerais, se fez uso de cinco materiais na construção: concreto aparente em cor bege, pedra da região, vigas de aço e madeira, dando uma naturalidade à casa e permitindo alcançar um suficiente isolamento térmico em todas as paredes.

© Onnis Luque

Cada espaço é um bloco da casa, por isso sua forma geral se conforma através do jogo de volumes dessas unidades, feito a partir do princípio de valorizar as incríveis vistas disponíveis para essa casa, que são de um pequeno lago e do vulcão Colima.

© Onnis Luque

Com este mesmo jogo se orientaram os espaços segundo nossa conveniência, aproveitando os ventos dominantes e o isolamento.

Corte 1

A todo momento, se busca fazer com que o calor da madeira tenha uma grande presença como contraste diante da materialidade do resto, criando uma casa com a maioria dos acabamentos feita de forma muito artesanal. A colocação das "pedras de potrero" foi feita de forma rústica, as fôrmas para as paredes de concreto bege e as peças de madeira feitas com o material da região contribuem para um bom comportamento geral da construção. Como ponto de contraste, isso se rompe com materiais muito exatos no exterior, como as vigas de aço, e no interior com os móveis da cozinha.

© Onnis Luque

A cozinha formada por uma enorme peça monolítica de granito "cianitus" funciona como eixo central e se integra com a escada suspensa, pontos, espaços integrados no pé direito duplo, corredores, sala, e, na parte externa, com o terraço e a piscina, criando um ambiente único e funcionando como o ponto de surpresa da casa. 

© Onnis Luque

No térreo está toda a área social, enquanto o pavimento superior é todo destinado às áreas privadas dos dormitórios.

© Onnis Luque

Nicté - ha é um termo de origem maia, origem mítica de uma planta aquática de folhas flutuantes e belas flores brancas de perfume delicado. Esse nome foi dado à casa foi sua proximidade em relação ao lago em sua fachada posterior e seu balanço flutuante na fachada frontal.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos" [CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos] 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912540/casa-nicte-ha-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.