Residência Cais / SAA arquitectura + territorio

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 2 de 23Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 3 de 23Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 4 de 23Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 5 de 23Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Mais Imagens+ 18

Pichicuy, Chile
  • Arquitetos: SAA arquitectura + territorio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Concón Maderas Impregnadas, GHP Chile
  • Arquiteto Responsável: Sergio Araneda
  • Colaboradores: Diego Alvarellos, Brigitte Woodward, Barbara Salazar
  • Construção: Pájaro Carpintero Ltda ( Araneda-Alvarellos)
  • Cidade: Pichicuy
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 6 de 23
© Nicolás Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é considerada uma casa de veraneio para os clientes, e está localizada a poucos metros da costa no bairro de Pichicuy, região de V, Chile.

O partido geral é definido pela inclinação do terreno e pelo desejo de manter o horizonte do mar presente em todos os ambientes da casa. Assim, foi definido que o o programa seria resolvido de forma integral em um único nível, estabelecendo uma relação com o horizonte marítimo por meio do posicionamento da casa contra o declive da terra, como um cais.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 4 de 23
© Nicolás Saieh

Esse gesto dá visibilidade tanto à topografia do terreno, quanto à geografia distante da faixa costeira com a cordilheira e o oceano Pacífico.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 8 de 23
© Nicolás Saieh
Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 7 de 23
© Nicolás Saieh

A arquitetura do projeto está organizada em duas áreas: a dos ambientes próximos ao acesso e a dos dormitórios e banheiros. Entre elas, como um espaço intermediário comunicando com o exterior, um corredor transparente conecta o terraço de frente para o mar com a parte norte do terreno, onde um lugar protegido do vento é consolidado por meio de uma lareira ao ar livre.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 10 de 23
© Sergio Araneda

Todo o programa é resolvido integralmente em um mesmo nível que atinge altura à medida que o terreno inclina e é sustentado por pilares diagonais de madeira.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 5 de 23
© Nicolás Saieh

A residência oferece uma fachada sudoeste completamente aberta para o mar, enquanto no nordeste os ambientes são projetados para manter a privacidade dos usuários. O manuseio correto da luz natural é reforçado por meio de uma claraboia que, como uma fenda horizontal de luz, percorre toda a extensão da residência.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 3 de 23
© Sergio Araneda

A estrutura de madeira é proposta como uma parte importante da expressão da casa, que é erguida por meio de uma base composta por cinco eixos na forma de grandes vigas com seção de 6x6 polegadas. Esta estrutura é aparente e surge nas seções dos pilares e na parte interna da casa.

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio - Imagem 2 de 23
© Nicolás Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Cais / SAA arquitectura + territorio" [Casa Muelle / SAA arquitectura + territorio] 02 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912465/residencia-cais-saa-arquitectura-plus-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.