Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Roberto Di Donato Architecture
  6. 2017
  7. Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture

Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture

  • 16:00 - 15 Março, 2019
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Julia Brant
Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture
Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture, © Joao Morgado
© Joao Morgado

© Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado + 55

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017 o escritório Roberto Di Donato Architecture completou em Valência o projeto de reforma de uma residência situada em um edifício tombado que data do início do século XX.

Planta
Planta

Depois de muitos anos em estado de abandono, a propriedade foi adquirida pelo cliente. Em um estado de completo vazio, ela representava diversas oportunidades, mas também desafios, para a equipe do projeto.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O conceito do projeto tem como premissa manter o caráter original encontrado na propriedade, mas incorporando espaços fluidos que permitam um estilo de vida contemporâneo. "Optamos pela utilização de divisórias não convencionais para separar os espaços, conservando a profundidade total da residência e permitindo uma grande conexão visual entre os diversos ambientes que permanecem interconectados". O espaço flui através das diferentes áreas do apartamento. A separação entre noite e dia se da através de dois elementos verticais em carvalho, eliminando a opção tradicional por paredes e portas. Estes núcleos em carvalho escondem os armários do dormitório e integram três séries de portas que permitem gerar diferentes níveis de privacidade.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

A altura do espaço também exerce um papel de suma importância na reforma. A estrutura da cobertura foi restaurada e mantida inteiramente visível. Nenhum elemento introduzido no projeto entra em contato com a cobertura, respeitando dessa forma o que já existia e dotando o espaço de uma grande generosidade volumétrica.

Corte Transversal
Corte Transversal

Outra técnica utilizada para enfatizar as qualidades espaciais foi a "direcionalidade" dos elementos de projeto. Cada um deles foi desenhado com uma forte e diversa direção no espaço. Por exemplo, se acentua a verticalidade no caso dos armários em carvalho, as cortinas e a escada; ou, por exemplo, se enfatiza a profundidade dos espaços no caso da bancada de pedra da cozinha, ou por meio da introdução de uma divisória branca com sua linha e luz.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O projetista conseguiu em um apartamento de dimensões modestas e com um orçamento e programa limitados, um projeto que consegue introduzir uma linguagem contemporânea entre a textura e materialidade da preexistência.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

As novas construções foram reduzidas ao mínimo e essencial, as "cicatrizes" e sedimentos de intervenções anteriores foram mantidos e exibidos no envoltório que nos relata a passagem do tempo.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture" [Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture] 15 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912437/musico-iturbi-roberto-di-donato-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.