Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - FachadaGinásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Porta, VigaGinásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - VigaGinásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - FachadaGinásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Koffi & Diabaté Architectes; Koffi & Diabaté Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3820
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, Gerflor, JACOB DELAFON, Saint-Gobain, Technal
Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Fachada
© François-Xavier Gbré

Ventilação e Brilho: O térreo, onde estão os vestiários, é um bloco mais opaco e intimista. A luz solar direta, que pode ser uma fonte de brilho, é evitada na sala de tênis de mesa e na sala de ginástica. No segundo pavimento (como no nível do andar seguinte após o piso térreo), a fachada é feita de chapa perfurada e tem dois usos. Ela fornece proteção passiva contra a luz solar direta e garante conforto térmico através da ventilação natural. A temperatura quase constante do pavilhão desportivo, o verdadeiro "pulmão do projeto", torna o ar condicionado dispensável, mesmo quando as temperaturas atingem 35° no exterior.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Porta, Viga
© François-Xavier Gbré

Atrás de sua membrana vermelha, o volume imponente perde sua materialidade para dar lugar a sensação de conforto. Banhada por uma iluminação natural suave, o espaço envolvente imbuído de elegância e serenidade, é atravessado por uma brisa que dá a sensação de leveza ao local. A fachada totalmente perfurada permite, assim, perceber os fundamentos externos que são colocados abaixo dessa perspectiva de cruzamento.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Fachada
© François-Xavier Gbré

Como parte de uma abordagem de sustentabilidade, o Ginásio da Escola Secundária Blaise Pascal, em Abidjan, eleva o padrão com uma academia em um ambiente onde os métodos de projeto são muitas vezes modelados em ambientes de zonas temperadas. O edifício é aberto, vivo e propício para práticas esportivas para 1.500 alunos do Ensino Médio, enquanto se concentra em certas práticas de economia de energia, através do uso de soluções passivas.

Térreo
Corte

Projetando com a inclinação do solo, o ginásio se implanta em declinação das salas de aula existentes. Totalmente feita de concreto, a estrutura do edifício exibe uma abordagem contemporânea com linhas geométricas. Para suavizar a materialidade da estrutura de concreto, a abordagem visual do edifício é marcada por uma camada de metal que faz sentido no contexto tropical em altas temperaturas e umidade. A transparência é induzida pela folha perfurada permitindo a ventilação e a iluminação natural em toda a quadra esportivo.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Viga
© François-Xavier Gbré

Programa: Através de uma abordagem contextual aprofundada, os arquitetos procuraram combinar a composição funcional, a estética e o desempenho energético.A fim de garantir uma convivência harmoniosa com os edifícios do local, a arquitetura do novo ginásio preserva os princípios existentes de circulação externa e uma redução máxima de condicionamento de ar.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Viga, Janela
© François-Xavier Gbré

Claramente identificável do lado de fora, dois volumes são sobrepostos, mostrando funções distintas. No piso térreo, a estrutura inteiramente feita de concreto bruto, expressa a dimensão de apoio dos programas: vestiários, sala de professores, área de armazenamento, além de academia. Um trabalho atento focou o aspecto funcional, a fluidez das circulações ao ar livre e a manutenção.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Janela
© François-Xavier Gbré

No andar superior, a estrutura de aço e seu revestimento atuando como venezianas externas, recebem arquibancadas com capacidade para 200 espectadores e abrem para uma plataforma esportiva de 1000 metros quadrados, oferecendo um lugar excepcional para vários eventos que animam a Escola Secundária. A parede de escalada interior, a primeira na África Ocidental, tem 36m de largura e 9m de altura. O equipamento esportivo é o mais discreto possível e móvel para maior flexibilidade no uso de espaços.

Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes - Viga
© François-Xavier Gbré

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:E 94, Abidjan, Costa do Marfim

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio Lycée Blaise Pascal / Koffi & Diabaté Architectes" 28 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912332/gymnase-du-lycee-blaise-pascal-koffi-and-diabate-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.