Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates

Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 2 de 20Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 3 de 20Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 4 de 20Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 5 de 20Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Henrik Kam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conwed, NanaWall, New Holland Church Furniture, VELUX Commercial, Vetter Stone
  • Arquitetos Responsáveis: Andy Lau, John Fung, Ellen Leuenberger
  • Cliente: Saint Mary’s College High School
  • Cidade: Albany
Mais informaçõesMenos informações
Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 11 de 20
© Henrik Kam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta capela foi projetada para uma escola secundária com viés religioso na Califórnia. Ela funciona tanto como um local de inicialização, quanto como um retiro restaurativo.  Implantada no limite do Campus da escola, o volume branco de concreto é um símbolo e também um marco espacial. 

Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 6 de 20
© Henrik Kam

Projetada para servir os estudantes, muitos dos quais são de baixa renda e têm bolsas de estudos, a capela, enquanto pertencente a uma escola católica, foi considerada como um espaço espiritual, que convida lidar com os desafios e dificuldades dos jovens adultos em um espaço sagrado, silencioso e cheio de luz. Uma honestidade de materiais - concreto branco; vidraça; calcário Alabama; e carvalho branco americano - dá o tom para um espaço dedicado à quietude para uma comunidade de estudantes do ensino médio e seus professores, que pode ser movimentada, barulhenta e avassaladora.

Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 17 de 20
Planta
Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 20 de 20
Elevação

Os arquitetos da Mark Cavagnero Associates consideraram a capela um “projeto onírico” para o escritório, que frequentemente trabalha em projetos institucionais e comerciais de larga escala e, portanto, apreciaram a oportunidade de trabalhar em uma escala tão intimamente emocional. A missão da escola de servir os carentes e de trabalhar para proporcionar uma sensação de segurança, calma e conforto a seus alunos foi transformada aqui em um espaço que opera como uma jornada da vida cívica para a restauração interior. A capela é acessada pelas costas, a abordagem segue a gentil articulação de uma parede branca de blocos de concreto. Deste caminho, o acesso visual à capela é sugerido através de uma parede de vidro e definido por um grande painel de madeira. Um pequeno pátio abraça a entrada da capela; uma cama elevada repousa perto de um banco que fica de frente para a piscina rasa ao lado da entrada, o reflexo suave da luz marcando o limiar. Esta coreografia aberta oferece um momento de pausa antes de entrar no espaço explicitamente litúrgico - uma representação da esperança do cliente de que as experiências restauradoras sentidas na capela possam começar a compor com o cotidiano e o foco educacional dos alunos.

Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 15 de 20
© Henrik Kam

Para esse projeto de escala relativamente pequena, a equipe lidou com seu desejo de tornar o espaço ainda mais expansivo, conectado e maior do que sua área. A forma do telhado fortemente pontiaguda é simultaneamente icônica e responsiva, um método para celebrar diferentes modos de luz. O jogo de luz tornou-se um elemento central do projeto, tão interessado nos tons dourados da manhã quanto no brilho difuso da tarde. A capela é orientada a convidar no pulso energizante da luz da manhã, com a luz calma e suave do fim da tarde lavando o espaço enquanto os alunos, marcando o final dos estudos do dia com um momento de introspecção, voltam para casa.

Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates - Imagem 16 de 20
© Henrik Kam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Albany, Califórnia, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela de Santa Maria / Mark Cavagnero Associates" [Chapel for Saint Mary’s / Mark Cavagnero Associates] 15 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912198/capela-de-santa-maria-mark-cavagnero-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.