Pavilhão 10 Cubiertas / Espiral

Pavilhão 10 Cubiertas / Espiral - Mais Imagens+ 20

Zapallar, Chile
  • Arquitetos: Espiral; Espiral
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Canteras Andinas, Duomo, Eurolock, Melón Hormigones, Nuprotec, Winko
  • Construção: C1
  • Cálculo Estrutural: Osvaldo Peñaloza
  • Elétrica: Cobe Ingenieros
  • Paisagismo: Carolina Casanello
  • Vistoria Técnica Da Obra: Optimiza
  • Arquitetos Responsáveis: León Duval, Luis Felipe Venegas, Jorge Brady
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão "10 cubiertas" é um projeto de reforma e ampliação dos espaços externos e de uso comum de uma antiga casa de praia em um condomínio fechado, implantado na linha de frente de um conjunto de casas de frente para o mar, em um terreno de inclinação considerável junto à rodovia E-30F, na zona de Zapallar y Papudo em Valparaíso, Chile.

© Pablo Casals Aguirre
© Pablo Casals Aguirre

O projeto considera as preexistências, mantendo a implantação original da casa existente assim como do estacionamento de veículos junto ao nível mais alto do terreno e um pequeno terraço de pedra com piscina na cota mais baixa e mais próxima da praia, possibilitando a conexão direta com o passeio público junto à orla da praia, costeando os limites na borda inferior da propriedade.

© Pablo Casals Aguirre

A situação do projeto original, inacabado, impedia a conexão direta entre a casa e a praia. Isso permitiu a criação de um novo projeto de paisagismo que redefine os limites do terreno, repara a encosta natural e constitui novos espaços de estar e ócio junto à beira da praia, articulando a relação anteriormente ausente entre a casa e a orla marítima, otimizando o uso e a autonomia de seus espaços.

© Pablo Casals Aguirre
© Pablo Casals Aguirre

A inclinação da encosta e as vistas que ela proporciona, tanto em direção à casa quanto em direção ao mar, deram as pautas para o desenvolvimento da proposta, articulando a idéia de construir uma grande cobertura suspensa apoiada sobre um novo muro de contenção. Apesar de aterrarmos parte da encosta, a cobertura funciona como um mirante, mimetizando-se em meio à paisagem natural e acoplando-se perfeitamente à estética de casa existente, permitindo ainda criar novas áreas cobertas que ao longo do caminho emolduram as vistas para a paisagem de Zapallar.

© Pablo Casals Aguirre

A partir disso, o projeto se desenvolve através de outros quatro pequenos terraços complementares; o primeiro espaço coberto abriga uma choupana com jacuzzi, o segundo está voltado ao espaço da piscina, o próximo é a área para tomar banho de sol e finalmente, o último terraço é aquele que faz a mediação entre os espaços privados da casa e o passeio público junto à areia da praia. Dentro das áreas cobertas, e junto ao muro de contenção, foram implantados todos os recintos de convívio e uso comum do edifício; equipados com uma grande churrasqueira à lenha, uma churrasqueira à gás, uma pia, uma bancada de trabalho, um freezer e um lavabo / adega, os quais encontram-se protegidos por cortinas e portas de segurança para manter estes espaços vedados e protegidos quando não há ninguém em casa. Em frente ao muro de contenção que divide os programas da casa, encontram-se o terraço coberto e de frente para o mar, aonde estão implantadas as principais áreas de estar dentro de uma planta flexível e versátil: aqui encontram-se a sala de jantar, o bar e o living, que a sua vez dá acesso a circulação vertical do edifício; o elevador e as escadas, chegando até aos terraços inferiores, aonde podemos acessar à área da piscina e um jardim protegido com guarda-corpos de vidro para a segurança das crianças.

© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ruta - F-30-E 31, Zapallar, Região de Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão 10 Cubiertas / Espiral" [Pabellón 10 Cubiertas / Espiral] 05 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912115/pavilhao-10-cubiertas-espiral> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.