Casa Miravalle / Colectivo 720

Casa Miravalle / Colectivo 720 - Mais Imagens+ 21

Jamundí, Colômbia
  • Arquitetos: Colectivo 720; Colectivo 720
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, Argos, Corona Colombia, Decorceramicas, Sika
  • Construção: Vicente Ramos
  • Cálculo Estrutural: Francisco Echeverri
  • Equipe De Projeto: Andres Alvarez, Stephanny Fiat, Fiorella Gómez Silva, Angela Carvajal, Gabriel Romero, Cesar Aragón, Guillermo Buitrago
  • Arquitetos Encarregados: Mario Camargo, Luis Tombe
  • Cidade: Jamundí
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

Habitat e contexto

A casa está localizada no sopé da cordilheira oeste a 1025 m.s.n.m, no município de Jamundí, a aproximadamente 10 km para o sul de Santiago de Cali. O local de implantação no pé da montanha apresenta uma floresta seca tropical, adjacente ao lado oeste da casa, com a incidência de ventos vindos do topo das colinas.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo
Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

A promenade, o programa e o vazio

Em relação ao programa, os espaços da residência foram organizados através de um percurso em promenade que conecta os diversos ambientes, estabelecendo uma sequência de visuais dirigidas à paisagem e ao interior da própria casa. Esta estratégia cria diversos tons de luz e penumbra. A casa é formada por quatro volumes cruzados pela circulação que diferencia os usos a partir dos espaços de uso mais social até aqueles de ordem mais privada.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

O estereotômico e o tectônico

Entendendo que a arquitetura estereotômica é aquela onde a força da gravidade se transmite de forma contínua e onde há  plena continuidade construtiva, projetamos um exemplar com um fechamento sólido e pedregoso. Trata-se de uma proposta que busca a luz e que tem suas paredes perfuradas para que ela e a ventilação possam adentrar.

A luz

Foi projetada como elemento através do qual se experimentarão cada um dos espaços. Conduzida pelo desenho, ela permite identificar os ambientes e dar a eles um caráter específico. Assim, a luz nos permite apreciar as formas e hierarquizar os espaços.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

Sobre o estereotômico, do construtivo ao material

As partições da fachada foram projetadas em alvenaria de tijolo comum utilizando a totalidade das peças durante a fase de construção, o que permitiu construir com materiais da região e incorporar mão de obra não-qualificada. A percepção háptica do tijolo sugere maior permanência no tempo e habitabilidade tanto em termos táteis, quanto espaciais.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

Sobre o tectônico, do construtivo ao estrutural

A liberação de alguns espaços e a fluidez da implantação demandaram um sistema construtivo mais leve e dúctil com estruturas porticadas em concreto e a partir da padronização de alguns elementos, o que permitiu reduzir os tempos de execução da obra, garantindo a sustentabilidade econômica da casa.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

A casa

O projeto da casa se desenvolveu a partir de três aspectos principais. Primeiro, os formais: desde sua etapa inicial a residência incorporou elementos formais próprios da tipologia do contexto, reafirmando sua identidade e sentido de pertencimento ao lugar. Depois, os aspectos físicos: desde a concepção o projeto contemplou uma adequação físico-ambiental com a maior altura de pés-direitos e diferencia de níveis, com uma materialidade que garante durabilidade, conforto e qualidade. Por fim, os aspectos espaciais: os ambientes da casa foram definidos pelas condições dimensionais, físico-ambientais, formais, pelas categorias de privacidade e graus de versatilidade, respondendo de forma adequada às necessidades demandadas pelo usuário.

Cortesía de Luis Tombe, Camilo Giraldo, Mario Camargo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Miravalle / Colectivo 720" [Casa Miravalle / Colectivo 720] 25 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912098/casa-miravalle-colectivo-720> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.