Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Calçada de Todas as Cores / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design + LAO Engenharia & Design

Calçada de Todas as Cores / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design + LAO Engenharia & Design

© Sissy Eiko © Sissy Eiko © Sissy Eiko © Sissy Eiko + 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Sissy Eiko
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alpina Eucaliptos, Arco Sinalização, Femarte, Iiba, SittaMaria, Stone, Tintas Coral
  • Responsáveis Técnicos: Guilherme Ortenblad e Lao Napolitano
  • Intervenção Artística, Grafite E Chochê: Anne Galante
  • Folhas Bordadas: Clarice Borian
  • Paisagismo: Novas Árvores por Aí e Zoom Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo
  • Espécies Nativas Da Mata Atlântica: Legado das Águas
  • Jardins De Chuva E Plantio: Novas Árvores por Aí
  • Carpintaria: Madeireira Santa Filomena e Zoom Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo
  • Escultura Lúdica: Sara Rosenberg
  • Mobiliário Urbano: Plantar Ideias e LAO Engenharia & Design
  • Iluminação: Femarte
  • Piso Drenante: Sittamaria
  • Sinalização Universal: Arco Sinalização
  • Outros Colaboradores: Kalil Ferre Paisagismo, IIBA e Tintas Coral
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A calçada como espaço público qualificado: Espaço público de deslocamento diário para os pedestres, as calçadas representam boa parte do território da cidade. Apesar disso, em São Paulo são raras as calçadas que configuram espaços adequados. Na maioria dos casos, elas são estreitas, sem  manutenção adequada e com muitos obstáculos – e frequentemente inexistente –, o que dificulta e desencoraja a circulação de pedestres pela cidade.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Entendemos a calçada não apenas como um piso, mas como um ambiente. Nela estão presentes elementos da infraestrutura urbana, como postes e placas, mobiliário urbano e arborização. Ou seja, interface entre a rua e o espaço privado, as calçadas são essenciais para a constituição de uma paisagem urbana equilibrada. Quando falamos de calçadas qualificadas, nos referimos a percursos que sejam acessíveis e agradáveis de se caminhar.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Uma calçada completa: O projeto da Calçada de Todas as Cores buscou abranger o máximo de iniciativas e conceitos aplicáveis para criar um ambiente completo. Foram abordados temas como acessibilidade, soluções sustentáveis, mobiliário urbano, ativação do espaço, etc.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Ao se aproximar da Calçada, o primeiro elemento a se destacar era a estrutura de madeira, despertando a curiosidade de quem por lá passava. Essa estrutura funcionava como uma arquibancada com assentos de variadas alturas, profundidades e ângulos, o que criava diferentes situações, possibilidades e vistas. Ao aumentar em altura, ela ia virando uma cobertura multifacetada, que te envolvia conforme você a atravessava. Uma referência na paisagem que vai se revelando enquanto você caminha. A ideia da arquibancada era ser mais do que um mobiliário, era criar um ambiente, uma ocasião.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Piso: O piso é o principal elemento de uma calçada. Para a Calçada de Todas as Cores, escolhemos um piso drenante, ou seja, um piso que permeável e que permite que a água da chuva retorne ao solo. Ainda no tema da drenagem, também fizemos jardins de chuva, ligados à sarjeta da avenida. Os jardins de chuva permitem que a água pluvial fique represada por um tempo e vá sendo absorvida aos poucos pelo solo.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Atualmente, as cidades tem poucas áreas verdes e muita área asfaltada ou concretada. Isso faz com que a água da chuva não consiga ser absorvida pelo solo e quando a chuva é muito intensa, acaba saturando o sistema de drenagem convencional e formando as enchentes. Portanto, medidas como pisos drenantes e jardins de chuva ajudam a dessaturar a drenagem urbana, diminuindo o risco de enchentes.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Sala de estar urbana: A calçada é lugar para circulação de pedestres mas não precisa ser só local de passagem. Quando com largura adequada, ela pode receber mobiliários como bancos. Na Calçada de Todas as Cores, criamos o conceito de Sala de Estar Urbana: um espaço mobiliado com peças confortáveis e de qualidade, nas quais você podia sentar para esperar alguém, papear com os colegas, olhar o celular; um espaço de convivência.

Axonométrica
Axonométrica

Outro ponto importante é a arte urbana inclusa no ambiente. Caminhar ao longo da fachada do Jóquei – formada por um muro fechado e extenso – significava um trajeto monótono e sem graça, que transmitia até mesmo insegurança. Com a arte na fachada e distribuído ao longo do projeto, esse cenário ficou muito mais colorido e dinâmico, se transformando num trajeto mais estimulante e vivo.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Premiação: O projeto recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Sustentabilidade no Prêmio CASA, uma iniciativa do caderno de mesmo nome do jornal o Estado de São Paulo, que tem como objetivo destacar os melhores ambientes da CASACOR. Além disso, a Calçada de Todas as Cores recebeu o principal prêmio da categoria Arquitetura Efêmera no IABsp (Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo) em 2018. A tradicional premiação do IABsp teve nesse ano uma edição especial em comemoração aos 75 anos da instituição, e abrangência nacional.

© Sissy Eiko
© Sissy Eiko

Para baixar o ebook com mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo – SP - Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Calçada de Todas as Cores / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design + LAO Engenharia & Design" 24 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912054/calcada-de-todas-as-cores-zoom-urbanismo-arquitetura-e-design-plus-lao-engenharia-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.