Casa Pátio / OOAK Architects

Casa Pátio / OOAK Architects - Mais Imagens+ 29

Karpathos, Grécia
  • Arquitetos: OOAK Architects; OOAK Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, Delta Light, Dolce Vita, Duravit, FAKRO, Grohe, Stuv, TEM, Zucchetti
  • Engenharia Estrutural: Palimpsest, Christos Kaklamanis
  • Arquitetos Paisagistas: Helli Pangalou & Associates
  • Arquitetos Responsáveis: Johan Annerhed, Maria Papafigou
  • Cidade: Karpathos
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Yiorgos Kordakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de ter viajado para a Grécia por muitos anos para praticar windsurf, um casal franco-sueco que morava em Paris finalmente encontrou o lugar dos seus sonhos na ilha de Karpathos. A busca pelo local perfeito foi longa, mas no momento em que viram essa propriedade incrível, eles sabiam que haviam encontrado seu lugar: um cenário espetacular com vistas abertas para o Mar Egeu e vistas diretas dos windsurfistas da praia de Afiarti.

© Yiorgos Kordakis

A paisagem esparsa, indomável e dramática foi o ponto de partida para o desenho. Cada alteração humana seria visível neste lote único com suas falésias irregulares e texturizadas que descem em direção ao Mar Egeu. A questão então se tornou como introduzir um objeto estranho, uma casa, nesta paisagem espetacular, melhorando suas qualidades sem alterar seu caráter. Em vez de tentar imitar a paisagem, a casa é colocada suavemente no local como um objeto, deixando a paisagem circundante o mais intacta possível. A paisagem e a construção são percebidas como dois elementos distintos que, juntos, criam uma nova entidade - da mesma forma que uma concha se funde com uma rocha e gradualmente se torna parte da formação rochosa. Dois objetos contrastantes, vivendo em simbiose, fortalecendo e complementando um ao outro.

© Yiorgos Kordakis

O local possui dois planaltos naturais, um superior e outro inferior. Para aproveitar ao máximo as vistas e se aproximar do mar, a edificação se estende além do planalto mais alto, flutuando acima da paisagem. Este efeito de balanço tem uma forte presença que aumenta a experiência do terreno, tanto de dentro como de fora. De dentro, cria a ilusão de que a casa está flutuando no mar, enquanto do lado de fora acentua ainda mais o contraste entre o artificial e o natural.

© Yiorgos Kordakis
Planta - térreo
Planta - primeiro pavimento

Os proprietários sonhavam com um santuário nesta paisagem; um lugar onde eles pudessem experimentar o magnífico ambiente e se proteger dos fortes ventos de Karpathia. O programa principal é organizado em um único nível em torno de um pátio interno. Uma série de vazios confunde os limites entre o interior e o exterior, e um espaço aberto através da edificação conecta a casa com um grande terraço ao ar livre no planalto mais baixo do terreno. Parte do volume de um único pavimento se eleva para acomodar as diferenças de altura no local, criando uma ala independente para os hóspedes.

© Yiorgos Kordakis

A estrutura do edifício é de concreto armado in situ. A parte em balanço consiste em vigas Vierendeel. O exterior de concreto exposto contrasta com um interior suave e leve. O interior faz referências claras à arquitetura tradicional de Karpathia, combinado com mobiliário escandinavo e uma vasta gama de materiais. As janelas, que são de diferentes tamanhos e caracteres, são cuidadosamente posicionadas para enquadrar vistas únicas do mar e da paisagem circundante.

© Yiorgos Kordakis
© Åke Eson Lindman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / OOAK Architects" [Patio House / OOAK Architects] 06 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912050/casa-patio-ooak-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.