MAM’19 - Mês da Arquitetura da Maia - Fast Forward

MAM’19 - MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA - FAST FORWARD
1.03.2019 - 31.03.2019

Em 2019 o MAM´19 oferece mais uma vez um programa ambicioso, onde propõe uma antevisão do território a 100 anos com a participação de 8 ateliers de arquitetura emergentes e 4 críticos da arquitetura.

Fast Foward, o tema do MAM´19, inova nesta edição ao ampliar o seu público assistente, sendo agora bilíngue e pretendendo explorar o futuro e temáticas que lhe são indissociáveis como território, paisagem, ambiente, arquitetura, tecnologia, mobilidade e sociedade.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Maia, foi criada pelo Atelier Andreia Garcia Architectural Affairs da arquiteta portuguesa Andreia Garcia que assina a curadoria do evento.

A 2ª edição do Mês da Arquitetura da Maia incide num programa que se propõe a pensar sobre o futuro da cidade da Maia, onde um grupo de arquitetos emergentes, já reconhecidos internacionalmente, e críticos de arquitetura foram convidados a imaginar, expôr, discutir, refletir e revisitar a arquitetura da cidade da Maia no ano de 2119 de uma forma utópica e distópica.

A partir da criação de um conjunto de textos, maquetas, desenhos rigorosos, ilustrações, colagens, instalações, realidade virtual e leituras artísticas, a conjugação de visões que resulta desta exposição parte da cidade em estudo e alarga ao mundo o apelo à reflexão crítica, mais ou menos profética, enquanto provocação ao incremento da discussão sobre o futuro das cidades.

O MAM´19 conta ainda com 4 críticos portugueses de arquitetura a produzir reflexões prospectivas:
Inês Moreira – é Arquiteta doutorada, curadora, editora e professora. Estuda arquiteturas arruinadas, memórias coletivas e outros territórios artificiais, como paisagens ou espaços pós-industriais;
Joaquim Moreno - é Arquiteto doutorado e professor. Como curador participou da representação Portuguesa na Bienal de Veneza em 2008:
Pedro Bandeira – é arquiteto, Presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. É autor de diversas publicações no âmbito da cultura arquitetónica, tendo sido galardoado com o Prémio de Crítica de Arquitetura da AICA/Fundação Carmona e Costa. Como curador colaborou com várias instituições;
Susana Ventura – é Arquitetura doutorada em Filosofia, curadora, escritora e investigadora sobre arquitectura intensiva. Foi curadora (com Pedro Gadanho e João Laia) da exposição Utopia / Distopia para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT).
Este proeminente grupo será ainda responsável pela moderação de uma série de 4 debates com os participantes do evento no dia 08 de Março.

A exposição terá lugar de 01 a 31 de Março no Fórum da Maia (de Terça-Feira à Domingo das 09h às 22h), a entrada é gratuita e livre (na exposição e nos debates).

Sobre os 8 estúdios convidados:

- Ana Aragão é arquiteta, mas decidiu dedicar-se em exclusivo ao desenho. A sua investigação prossegue em torno do tema dos imaginários urbanos: representação da cidade e modos de mapeamento subjectivo do território habitado e a sua experiência quotidiana;

- A Artéria é um atelier independente e multidisciplinar, que cria, desenvolve e executa projetos no âmbito da reabilitação urbana. Actua a partir de um diagnóstico utilizando metodologias de investigação - ação para a produção de projetos de intervenção urbana para a integração das comunidades;

- Corpo Atelier é um atelier de arquitectura e arte focado na exploração e expansão da anatomia arquitetónica. Através de um infinito processo de experimentação pelo meio da prática do desenho (e redesenho) e da maquete, questiona os limites da disciplina, possibilidades e lógicas comuns de cada elemento do corpo arquitectónico. Situando-se num território híbrido entre a arte contemporânea e a arquitectura;

- Os Espacialistas concentram os seus projetos na compreensão das relações espaciais, na transfiguração e na metamorfose do espaço corporalmente e simbolicamente habitado.

- Fala atelier criado em 2013 e liderado por Filipe Magalhães, Ana Luís Soares e Ahmed Belkhodja, projecta uma arquitectura hedónica e pós-moderna, intuitiva e retórica.

- Summary é um estúdio de arquitectura que procura no seu trabalho um balanço entre pragmatismo e experimentalismo, e cuja prática assenta no desenvolvimento de sistemas de construção baseados na otimização do tempo e dos recursos físicos.

- Skrei é uma oficina de projetos, construção e produção artística na qual se reúnem diferentes profissionais da construção – técnicos, artistas, executantes projectistas, académicos – numa prática profissional integrada, procurando redefinir o modo e a tradição de abordar a construção, impulsionando novos modos de projectar e novos modos de construir.

- Branco Del Rio é um atelier que realiza projetos dedicados à exploração territorial em conexão direta com os atores locais como agentes que integram, interagem e intervém na transformação dos lugares. A atenção atribuída à materialidade, enquanto parte da experiência sensorial, é uma característica recorrente nos seus projetos e uma das procuras constantes para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

Sobre Andreia Garcia Architectural Affairs:
Andreia Garcia é doutorada em Arquitetura, atua como curadora, investigadora e professora em áreas da arquitetura, da cidade. Para além da prática arquitectónica, o atelier Andreia Garcia Architectural Affairs, tem-se especializado na disseminação da arquitetura através da investigação, da prática curatorial e de projetos editoriais.
Andreia Garcia foi comissária do projeto Smaller Cities no âmbito da Capital Europeia da Cultura (2012), foi curadora do programa de arquitetura para a Bienal de Arte Contemporânea da Maia (2017) e é cofundadora da Galeria de Arquitectura, um espaço independente no Porto dedicado à reflexão sobre a arquitetura.

Acompanhe e participe nas atividades nas nossas redes sociais:
Facebook e Instagram
http://andreiagarcia.com
www.facebook.com/mesdaarquiteturadamaia
www.instagram.com/mesdaarquiteturadamaia

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "MAM’19 - Mês da Arquitetura da Maia - Fast Forward" 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912005/mam19-mes-da-arquitetura-da-maia-fast-forward> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.