Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés

Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 2 de 34Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 3 de 34Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 4 de 34Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 5 de 34Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Albizzati, ERTCM, GEISTEL, HELLUY, Hunsinger, VOLLMER
  • Arquitetos Responsáveis: Dominique Coulon, Steve Letho Duclos
  • Arquitetos Assistentes: Guillaume Wittmann, Mathilde Blum, Diego Bastos-Romero
  • Supervisão Da Construção: Steve Letho Duclos
  • Engenharia Estrutural: Batiserf
  • Engenharia Elétrica: BET G.Jost
  • Mechanical Engineer: Solares Bauen
  • Plumbing Engineer: Solares Bauen
  • Cliente: Ville de Schiltigheim
  • Custo Estimado: E3 économie
  • Orçamento: 3 600 000 € H.T
  • Cidade: Schiltigheim
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 6 de 34
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Schiltigheim é a terceira maior cidade do estado de Bas-Rhin (leste da França), em termos de população, e é a cidade mais densamente povoada da região metropolitana de Estrasburgo. Desenvolveu-se no século XIX, centrada na produção de cerveja e atividades industriais relacionadas. Essas atividades declinaram no final do século XX, deixando muitas terras industriais dispersas. A reabilitação da cooperativa de açougueiros faz parte de um processo iniciado pelo município que tem como objetivo regenerar o tecido urbano da cidade.

Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 2 de 34
© David Romero-Uzeda
Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 13 de 34
© Eugeni Pons

O lugar era originalmente uma destilaria, antes de se tornar uma cooperativa de açougueiros, e havia sido tomado pelas autoridades municipais, que o transformaram em uma área de exposição para jovens artistas e um local para apresentações teatrais. Quando o lugar deixou de cumprir as normas de segurança em vigor, foi fechado ao público - por uma década. O projeto de reabilitação substancial lida com a edificação de duas maneiras: a localização emblemática no coração do centro histórico da cidade ganhou uma nova vida, enquanto seu patrimônio e integridade arquitetônicos foram preservados. Seu programa misto e a passagem que cria conferem-lhe o status de espaço público, acomodando um mercado, espaços para lojistas, uma área de exposição e uma oficina criativa.

Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 34 de 34
Axonométrica

Este novo centro de arte e mercado coberto estão situados dentro de um contexto construído exemplar, compreendendo faixas de terra e peças notáveis de arquitetura vernacular. Embora afirmando sua dimensão contemporânea, ele destaca as qualidades construtivas e estéticas dos edifícios existentes no local. Ao fazê-lo, um processo que caracterizou a formação de nossa herança construída retorna.

Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 3 de 34
© Eugeni Pons

A transparência das janelas contrasta com a opacidade material das casas de estrutura de madeira. Na parte superior está localizado o bar de verão que amplia a área de exposição ao ar livre. Esse arranjo generoso confere status institucional ao centro cultural que se destina, acima de tudo, a servir como um lugar onde todos possam se reunir e conversar. No interior, a arquitetura e a cenografia são usadas para promover a polivalência espacial, propondo um funcionamento interno eficiente e luz modular. Aqui, a área de exposição atinge seu ideal universal, tornando-se um espaço único com múltiplos usos.

Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés - Imagem 21 de 34
© David Romero-Uzeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17 Rue Principale, 67300 Schiltigheim, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado e Espaço de Exposição em Schiltigheim / Dominique Coulon & associés" [Covered Market and Exhibition Area in Schiltigheim / Dominique Coulon & associés] 16 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911721/mercado-e-espaco-de-exposicao-em-schiltigheim-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.