Residência REX / Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto

Residência REX / Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto - Mais Imagens+ 22

City Bell, Argentina
  • Arquitetos: Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto; Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Ceramicos La Plata, Hormigonera platense
  • Cálculo Estrutural: Tomas Boffi
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustin Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge da ideia de criar um objeto arquitetônico de caráter escultural, desafiando a gravidade, suspenso no ar. É materializado como um grande "bloco" de concreto aparente, com presença surpreendente. Moradia isolada localizada em um bairro suburbano da cidade de La Plata, essa é uma casa de uso permanente para duas pessoas, com crianças e familiares que visitam frequentemente o espaço. Desse modo, dois dormitórios extras foram instalados; e uma área de festas, de uso esporádico, para receber visitas.

© Javier Agustin Rojas
Plantas
© Javier Agustin Rojas

Ela está dividida em dois pavimentos opostos em sua forma e materialidade:
O piso térreo, conectado em sua totalidade com o exterior, é composto por vidro, concreto e madeira. A vida social se desenvolve nele: uma garagem sob o bloco de concreto, uma entrada para a sala de estar, separada por um pátio, a sala de jantar e a cozinha. Esses espaços são conectados ao pavimento superior por uma escada completamente perfurada por um vidro que confere iluminação ao espaço, gerando uma "abertura para o céu",  para poder observar seus diferentes estados, antes de entrar no volume de concreto suspenso do pavimento superior.

© Javier Agustin Rojas
Corte A
© Javier Agustin Rojas

Ainda no térreo, atrás da cozinha e do primeiro setor social da casa, estão os dois dormitórios para crianças, amigos e visitas esporádicas, e tudo termina em uma área com churrasqueira. Todos esses espaços estão constantemente conectados com o centro do terreno onde está a piscina: "tudo está voltado para o centro" e se expande para o exterior. O pavimento superior, em oposição ao restante da casa, trabalha com a caixa de concreto. Sem conexão com o exterior, o morador permanece em silêncio e isolado do resto. Sem dúvida, esse é o volume que dá personalidade ao lar, e gera em si muitas sensações, de perder os limites da gravidade e confundir interiores e exteriores, além do absoluto silêncio que o material e o composição arquitetônica fornecem.

© Javier Agustin Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência REX / Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto" [casaREX / Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto] 26 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911579/residencia-rex-felipe-gonzalez-arzac-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.