Casa Alpha / Rubén Muedra Estudio de Arquitectura

Casa Alpha / Rubén Muedra Estudio de Arquitectura - Mais Imagens+ 30

Alfarrasí, Espanha
  • Arquitetos: Rubén Muedra Estudio de Arquitectura; Rubén Muedra Estudio de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkoslight, Cortizo, Inalco, MARAZZI, Tres Loft_Tres
  • Construção: AT4 Grupo
  • Cálculo Estrutural: Emilio Belda
  • Arquiteto Técnico: Javier Muedra, Rubén Clavijo
  • Gestão De Projeto: Álvaro Martínez
  • Autores: Rubén Muedra, Ángela Gómez
  • Cidade: Alfarrasí
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrián Mora Maroto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência projetada por Rubén Muedra Estudio de Arquitectura se localiza em uma pequena comunidade interior de mil habitantes ao sul da província de Valencia, com um entorno natural de grande interesse que da lugar a espetaculares vistas desde o espaço interno da casa, tanto a longa quanto a média distância.

© Adrián Mora Maroto

O projeto é definido por dois volumes prismáticos puros, de diferentes alturas e perpendiculares, que como resposta ao programa de necessidades, dão lugar a um grande pátio exterior. Um pé-direito duplo no interior articula os dois pavimentos. Como resposta aos dois prismas brancos, o fechamento exterior cinza, acolhe o espaço exterior privado, e dá privacidade ao programa interior do térreo.

© Adrián Mora Maroto

O contraste no tratamento de superfície dos dois volumes entre o térreo e o pavimento superior é notável: enquanto no primeiro a proporção de grandes vazios envidraçados é maior, facilitando a continuidade com o espaço externo, no segundo, predomina o fechamento maciço em relação às aberturas, e se recorre a sistemas de ripas verticais que protegem do sol a oeste, aumentam a privacidade das áreas noturnas e geram a desejada continuidade volumétrica do projeto.

© Adrián Mora Maroto
Planta - Térreo
© Adrián Mora Maroto

A partir do exterior, a percepção que se tem é de uma casa sóbria e muito íntima, porém no percurso de acesso através do pátio, já é possível apreciar a intenção de abertura e de relação de continuidade interior-exterior que marca o projeto. Essa intenção se confirma quando, a partir do espaço interno da casa, os espaços abertos do térreo se fundem com a paisagem do lado de fora, desfazendo os limites entre ambos. Da mesma forma, os espaços do pavimento superior, sem renunciar a privacidade, desfrutam das espetaculares vistas para o Campanario e a Serra do Benicadell.

© Adrián Mora Maroto

O térreo compreende a zona diurna da casa, com espaços destinados a um salão de pé direito duplo, sala de jantar, cozinha (todos esses abertos), dormitório de hóspedes, churrasqueira e garagem. Na parte de fora ficam a varanda, piscina e área de solário. No pavimento superior, os usos mais noturnos são compostos por dormitório principal com sala de vestir, outros dois dormitórios, academia, sala multiuso e lavanderia. Tanto o dormitório principal quanto a lavanderia tem varandas descobertas anexadas a seus espaços.

© Adrián Mora Maroto

A construção foi realizada atendendo não apenas os critérios de Residência Passiva, mas também aplicando os princípios do Well Being (WELL Building Standard), considerando mais de 100 medidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do usuário.

Trata-se um projeto sob medida de Rubén Muedra Estudio de Arquitectura, no qual função, forma e sistemas construtivos respondem integralmente ao contexto e necessidade de seus habitantes.

© Adrián Mora Maroto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Alpha / Rubén Muedra Estudio de Arquitectura" [Casa Alpha / Rubén Muedra Estudio de Arquitectura] 15 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911447/casa-alpha-ruben-muedra-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.