Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 2 de 22Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 3 de 22Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 4 de 22Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 5 de 22Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Mais Imagens+ 17

El Paredón Buena Vista, Guatemala
  • Arquitetos: DEOC Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  86
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASA Guatemala, Cementos Progreso, Ferromax, Lola, Macizo, Proyecto Happiness
  • Coordenação Da Equipe De Campo: Arquiteto Dominique Cabrera
  • Estudo De Impacto Ambiental: Engenheiro Agrônomo, Juan Carlos Andrade
  • Estudo Hidrogeológico: Engenheiro Jorge García Chiu, DON GARCÍA S.A.
  • Topografia: Engenheiro Ulises Sánchez, RUMBO NORTE
  • Engenharia Civil: Engenheiro Estuardo Ruano, FEDEPHASA
  • Engenharia Sanitária: Engenheiro Luis Reyes Rimula, CCI
  • Engenharia Elétrica: Engenheiro Luis Reyes, CCI
  • Execução Do Protótipo Habitacional Inicial: ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Supervisão Do Protótipo Habitacional Inicial: DEOC Arquitectos, Mynor Mogue, ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Documentação, Treinamento, Treinamento E Workshops Participativos Com Famílias E Equipes Beneficiárias: ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Doação De Terrenos: PRISA S.A. y MAYCOM
  • Cidade: El Paredón Buena Vista
  • País: Guatemala
Mais informaçõesMenos informações
Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 2 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência para Plano B Guatemala é uma resposta à catástrofe ocasionada pela erupção do Vulcão de Fogo em junho de 2018. A associação ASIAPRODE iniciou o projeto buscado cobrir de forma integral as necessidades daqueles prejudicados através da construção de 26 lares. Por meio de um concurso aberto, DEOC Arquitectos projetou uma resposta que atende às demandas estabelecidas, ao perfil dos usuários e ao contexto natural.

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 11 de 22
Planta
Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 6 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

O projeto consiste em um modelo de residência permanente para as famílias afetadas. Ocupa uma superfície coberta de 86 m2 dentro de um terreno de 8 metros de largura por 19 metros de profundidade. O programa arquitetônico se divide em dois módulos, contemplando a separação da área social, cozinha e lavabo em relação aos dormitórios por meio de um pátio interno. Foram minimizadas as circulações internas para garantir o aproveitamento do espaço.

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 3 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

Ao separar a área útil da casa em dois módulos é possível adaptar o espaço às condições da área e ao terreno no qual será construída. Além disso, o desenho permite um crescimento vertical sobre o módulo dos dormitórios, ou de forma horizontal, replicando o módulo de quartos em um terreno mais amplo.

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 16 de 22
Corte Longitudinal
Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 7 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

A casa promove o estilo de vida rural que permanece em contato com o exterior, onde as famílias dividem seu espaço com o restante da comunidade, sua "família estendida" e animais domésticos. Por isso foi importante para o projeto abrir a casa a um pátio interno, conferindo versatilidade ao uso da residência. Isso permite que o estilo de vida local e os costumes da região se mantenham presentes e sejam passados para as gerações futuras.

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 5 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

A casa utiliza materiais de longa duração e de fácil manutenção, como blocos de concreto, bambu e lâminas galvanizadas. Utilizou-se o bloco em diversas configurações, obtendo uma superfície permeável que protege as áreas públicas da casa e, ao mesmo tempo, estabelece um fluxo de ventilação cruzada. Apesar de ser um modelo residencial replicável, levou-se em conta a possibilidade de adicionar cor ao interior dos blocos que compõem essa superfície externa, o que garante que cada família possa imprimir sua personalidade própria, gerando um sentido maior de propriedade e individualidade dentro de sua comunidade.

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 9 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

O projeto foi concebido como uma residência de auto-construção, na qual o processo de obra se encontra sob controle direto do usuário ou da comunidade como um todo. Ele utiliza um sistema tradicional de blocos e pilares no qual se adaptam as medidas dos espaços às medidas do materiais construtivos, evitando o desperdício e otimizando o tempo de obra.

Se quiser saber como é possível ajudar, acesse www.planbguatemala.org

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 18 de 22
Axonométrica
Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos - Imagem 4 de 22
Cortesía de DEOC Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos" [Plan B Guatemala / DEOC Arquitectos] 12 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911445/plano-b-guatemala-deoc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.