Centro Cultural Longgang / Mecanoo

© Zhang Chao

Centro Cultural Longgang / Mecanoo - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Mecanoo; Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zhang Chao
© Zhang Chao

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Shenzhen tem crescido consideravelmente desde que foi nomeada como uma "Área Econômica Especial" na década de 1980. Grandes estruturas transformaram a paisagem da cidade ao mesmo passo que sua população cresceu. Localizada no distrito de Longgand, o Centro Cultural contribuí com um programa culturalmente variado e um edifício icônico.

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Conector Urbano

Implantado em um longo e estreito terreno de 3.8 hectares, e com restrições legislativas consideráveis, o edifício conecta seu entorno ao dividir o programa em volumes separados. As passagens entre esses volumes são alinhadas com as ruas, promovendo e conectando o novo distrito empresarial no lado oeste com o parque na parte leste. 

© Zhang Chao

Os volumes têm seus perímetros arredondados, os quais servem não somente para enquadrar vistas da paisagem ao redor, mas também como definidoras de espaços públicos e guias para o percurso dos pedestres. Essas formas também canalizam os ventos e proporcional proteção do sol e da chuva. Além disso, ao compartilhar a mesma linguagem formal, de gabarito e de materialidade, os volumes compõem uma forma coesa sem precisar de uma fachada única. 

© Zhang Chao

Programa Cultural Diversificado

O Centro Cultural Longgang tem quatro elementos programáticos: um museu de arte, um centro de juventude, um centro dedicado a ciência e uma livraria. O centro de ciências foca suas atividades em espaços para jovens e crianças terem acesso à ciência. Próximo a ele, o centro de juventude oferece espaços para encontros e atividades extracurriculares como música e esportes. O museu combina arte pública nos pavimentos superiores, com um centro de planejamento urbano no nível térreo e no subsolo. Finalmente, o último dos programas, e o com maior área, é a biblioteca, que têm espaço de loja e também pra exposições. Ao locar as entradas na praça coberta, os vários programas culturais podem se estender para a área externa. 

© Zhang Chao

Interior Escultural 

A estrutura concretada in-loco foi projetada para se tornar parte da experiência do visitante. Andar pelo edifício é como se ver dentro de uma escultura de concreto. As fachadas integram vigas, pilares e estruturas centrais, que resultam em um edifício no qual tudo é revelado. O pé-direito alto em algumas partes perimetrais se torna um espaço onde o visitante consegue ter uma noção da grandeza de todos os elementos estruturais. 

© Zhang Chao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Longgang / Mecanoo" [Longgang Cultural Centre / Mecanoo] 17 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911344/centro-cultural-longgang-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.