Residência Elvira e Marcos / Pepe Gascon Arquitectura

Residência Elvira e Marcos / Pepe Gascon Arquitectura

© Aitor Estévez© Aitor Estévez© Aitor Estévez© Aitor Estévez+ 28

Viladecavalls, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Aitor Estévez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aluminios Kline, Grupo Puma, Vaillant
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área residencial de urbanização recente que, como resultado da crise econômica vivida na Espanha, se tornou a única moradia construída hoje.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A paisagem que envolve essa urbanização é muito heterogênea, apresentando grande disparidade geométrica e cromática. Assim, pretende-se construir uma casa de geometria clara, sem recorrer a gestos desnecessários, oferecendo uma leitura contundente e uma certa neutralidade em meio à heterogeneidade adjacente.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Para isso, a materialização exterior é feita com um único material, tanto em fachadas como em sua cobertura, de uma única água, enfatizando a volumetria da casa. A vegetação que cresce anarquicamente nos terrenos adjacentes - não construídos - faz com que a casa esteja parcialmente escondida entre eles.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A planta da casa é retangular e possui três níveis: um pequeno subsolo para garagem, o térreo onde estão os ambientes diurnos, concentrando todos os dormitórios no primeiro andar. A escada interna que conecta os três pavimentos está localizada no ambiente de pé-direito duplo disposto na cozinha.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

No interior, as placas alveolares dos tetos pintados são mostradas em conjunto com um pavimento de concreto contínuo.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A continuidade do isolamento externo - usado em fachadas e coberturas - garante a ausência de pontes térmicas em todo o envolvente da residência. Juntamente com a energia geotérmica instalada, as necessidades energéticas desta casa são muito baixas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Elvira e Marcos / Pepe Gascon Arquitectura" [Casa Elvira y Marcos / Pepe Gascon Arquitectura] 16 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911241/residencia-elvira-e-marcos-pepe-gascon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.