Casa no andar de cima / Wahana Architects

Jacarta, Indonésia
  • Arquitetos: Wahana Architects; Wahana Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Gomulya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, Acor, Alexindo, Andesite, Ariston, Bitumen, Merbau Wood, Mowilex, Parquete Engineering, Teak wood, Toto
  • Consultor De Interiores: Platform Architects
  • Consultor De Iluminação: Infiniti Lighting by David Liming
  • Consultor De Estruturas : Ricky Theo
  • Contrutor: Wahana Cipta Selaras
  • Autor: Rudy Kelana
  • Equipe De Projeto: Shella Vitayala
  • Cidade: Jacarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Gomulya

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um complexo terreno de 560 metros quadrados ao sul de Jacarta. Implantada em uma área densamente ocupada, a casa ainda possui uma movimentada e barulhenta estrada passando logo ao lado do terreno. Cercada por muros em meio a um miolo de quadra, os arquitetos encontraram muitos desafios para projetar esta casa de família na Indonésia. O principal desejo do proprietário era uma casa que tivesse uma forte interação com o ambiente natural e a típica paisagem tropical de Jacarta.

© Fernando Gomulya
Planta - 1º pavimento

Eles desejavam uma casa especialmente grande, apta à receber seus amigos e familiares durante os finais de semana. A partir disso, nós decidimos assumir uma abordagem um pouco incomum enquanto projetávamos esta casa. Normalmente as áreas privadas de uma casa deste tipo ficam no nível mais alto, mais privativo. Nossa decisão foi inverter esta lógica, incorporando todas as áreas privativas e principalmente os quartos no térreo. Assim, quando os familiares chegarem em casa depois de um longo dia de trabalho, eles podem encaminhar-se diretamente para seus quartos junto à este espaço recolhido e silencioso.

© Fernando Gomulya

Desta maneira, quando acessamos o interior da casa, nos encontramos em um hall com uma ampla escada aberta entre um jardim e um espelho d´água. Considerando que a prática arquitetônica na Indonésia é fortemente influenciada pelo trabalho artesanal em madeira, decidimos incorporar uma série de elementos de madeira de teca reutilizada junto ao pátio de acesso principal da casa. Estes elementos proporcionam mais profundidade ao espaço de acolhida, criando um forte efeito visual e produzindo uma nova experiência espacial a partir da re-apropriação de um nobre material típico da região.

© Fernando Gomulya

Os espaços sociais da casa, a sala de estar e a sala de jantar, juntamente com os jardins suspensos proporcionam a sensação de um espaço amplo e aberto no segundo pavimento, transformando esta área em algo parecido com um espaço público, uma área de uso comum que reproduz um novo térreo elevado acima do solo. Todo este espaço de uso coletivo no segundo nível encontra-se cercado por uma envoltória transparente e parcialmente coberta com treliças de madeira, criando relações inter-espaciais entre interior e exterior.

© Fernando Gomulya

Assim como no nível superior, há treliças de madeira percorrendo os espaços do térreo que levam aos quartos, permitindo a livre ventilação e iluminação natural destes espaços. O espelho d'água ao lado do espaço semi-aberto da casa cria uma sensação de tranquilidade na casa, ideal para compor o espaço privativo da casa.

© Fernando Gomulya

Os quartos das crianças foram projetados com pátios compartilhados. Estas áreas abertas contam com uma exuberante vegetação e árvores que atravessam os espaços vazios recortados na planta da casa. Os pátios são elementos fundamentais do conceito do edifício, incorporando a natureza no coração de sua arquitetura. Estas trincheiras naturais ajudam a criar um sentimento de informalidade e serenidade nos espaços privados da casa.

© Fernando Gomulya

Todos estes elementos colaboram com a atmosfera desejada pelo cliente, fazendo com que a casa pareça com uma espécie de resort, uma paisagem tropical no meio de um bairro densamente construído. Os pátios não apenas funcionam como elementos de orientação do projeto da casa mas também proporcionam uma oportunidade para ampliar e conectar seus espaços interiores.

© Fernando Gomulya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no andar de cima / Wahana Architects" [The Upstairs House / Wahana Architects] 16 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911151/casa-no-andar-de-cima-wahana-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.