Pérgola em Luotuowan / LUO studio

Crianças pulando corda sob a pérgola. Imagem © Weiqi Jin

Pérgola em Luotuowan / LUO studio - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: LUO studio; LUO studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  274
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
Vista aérea para o canto noroeste. Imagem © Weiqi Jin

Restos de madeira de demolição e de construção

Localizada na cidade de Longquanguan, no condado de Fuping, Hebei, a vila de Luotuowan faz fronteira com a província de Shanxi, no sopé do lado norte das montanhas de Taihang. As montanhas circundantes resultaram num sistema de transporte precário para a vila, o que atrasou seu desenvolvimento econômico e causou um número crescente de casas em ruínas. Nos últimos anos, no entanto, o governo local alocou muitos recursos financeiros e materiais para renovar e construir casas e ajudar a pequena cidade a se livrar da pobreza. Após esforços incessantes, a qualidade de vida dos moradores foi gradualmente melhorando. Antes das reformas, os moradores puderam escolher entre um telhado tradicional de madeira ou um telhado de concreto moldado no local para as casas. A última solução foi a mais popular porque era mais fácil de implementar e a maioria dos residentes eram de meia-idade ou idosos. Durante o processo de revitalização da vila, um grande número de vigas e caibros de madeira foram desmontados e abandonados. Antes, os restos de madeira teriam sido usados ​​para fazer fogo para aquecimento e cozimento. Mas hoje, devido ao apelo à proteção ambiental e à prevenção de incêndios florestais, bem como ao fato de que bombas de calor e equipamentos de gás para cozinhar foram introduzidos na vila, as madeiras de vários tamanhos foram deixadas sem uso.

Vista do lado noroeste. Imagem © Weiqi Jin
Vista aérea da estrada. Imagem © Weiqi Jin

Pérgola de sombra sobre a escarpa

A vila foi construída através da reivindicação de terras das montanhas e terrenos baldios, por isso havia muitas estruturas de proteção de encostas e escarpas. Os moradores gostariam de ter uma pérgola sombreada ao longo de uma longa escarpa com pilares de concreto em ambos os lados, para que tivessem um descanso à sombra. De acordo com o projeto original, barras de aço quadradas e pesadas e grandes peças de madeiras foram identificadas como os materiais de construção principais, que precisavam ser comprados e transportados de lugares distantes e exigiam uma equipe de construção profissional e utilização de guindastes. No entanto, a área plana no terreno era muito estreita para operar máquinas pesadas, o que significava que seria perigoso para as pessoas e o gado se acidentes ocorressem. Quando por acaso vimos os desenhos deste projeto, sugerimos elaborar uma solução mais simples e mais conveniente para a construção.

Análise por Contraste

Dymaxion & o melhor uso dos materiais

Richard Buckminster Fuller resumiu seu conceito sobre tecnologia e desenvolvimento humano: “dymaxion”, que significa ganho máximo com o mínimo uso de energia. Quanto às atividades de construção, “dymaxion” pode ser interpretado como “construir o maior espaço e a estrutura mais sólida com o menor uso de material”.

Vista para a montanha. Imagem © Weiqi Jin

A filosofia de projeto “dymaxion” na verdade ressoa com o conceito de construção rural. Hoje em dia, muitas aldeias chinesas apresentam uma paisagem construída única, criada por gerações de habitantes que tiveram a sabedoria de utilizar materiais locais e maximizar funções com o mínimo de insumos.

Crianças brincando embaixo da pérgola. Imagem © Weiqi Jin
Vista do interior. Imagem © Weiqi Jin

Os materiais para os módulos foram projetados para serem os menores possíveis, para que mais resíduos de madeira pudessem ser reutilizados e as obras pudessem ser realizadas pelos próprios moradores. Hastes de madeira constituem o sistema estrutural, o que aumenta a estabilidade e resultam num espaço maior. A estrutura apresenta um grid que melhora seu desempenho para suportar as forças da natureza, garantindo assim maior segurança por um longo período de uso. Com esse esquema de construção, economizamos custos e melhoramos a eficiência.

Crianças sentadas nas pedras. Imagem © Weiqi Jin

Adaptar-se ao material é seguir a natureza

Mantivemos variados comprimentos de peças de madeira e trabalhamos para criar uma estrutura que é bem integrada com as montanhas circundantes. Hastes de madeira foram recuperadas de casas demolidas de diferentes profundidades, de modo que os comprimentos dessas madeiras eram diferentes. Nós não cortamos nem alongamos nenhuma peça. Em vez disso, levamos em consideração a variação existente de comprimentos e engenhosamente organizamos a posição de cada unidade de madeira. Desta forma, foi criada uma estrutura de pérgola flexível que se adapta tanto aos materiais quanto ao ambiente montanhoso circundante.

Luz e sombra ao meio-dia. Imagem © Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luotuowan, Longquanwan, Condado de Fuping, Província Hebei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pérgola em Luotuowan / LUO studio" [Pergola in Luotuowan Village / LUO studio] 16 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911142/pergola-em-luotuowan-luo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.