Residências BYL / Cristián Romero Valente + Raimundo Gutierrez Frías

Residências BYL / Cristián Romero Valente + Raimundo Gutierrez Frías - Mais Imagens+ 19

Vitacura, Chile
  • Arquitetos: Cristian Romero Valente, Raimundo Gutierrez Frías
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, Bath Center, Kitchen Center, MK, Schüco
  • Calculista: Osvaldo Peñaloza Molfino
  • Construção: BYL
  • Estrutura: Concreto / Aço / Madeira
  • Cidade: Vitacura
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Residências BYL estão localizadas na área mais alta das encostas no lado sul da Montanha Manquehue. Esta colina está localizada no lado leste da cidade, a 1.638 metros acima do nível do mar, elevando-se como o pico mais alto do Vale de Santiago. Um terreno de 5.200 m2 de superfície que, em seu estado natural era caracterizado por suas encostas íngremes, foi parcialmente alterado e nivelado antes do projeto da casa, contando ainda com uma estrada interna veicular, um setor na parte mais alta para uma piscina e trilhas que comunicam esses espaços.

© Pablo Casals Aguirre

O requerimento consistia em reformar e aproveitar ao máximo a estrutura existente da casa, para construir duas novas moradias independentes de 440,50 m2 no total, para duas famílias. Para isso, decidiu-se utilizar como referência algumas paredes estruturais de concreto do primeiro pavimento, que serviram como principal diretriz para as exigências do projeto. O segundo nível, assim como o restante da estrutura, foram demolidos.

© Pablo Casals Aguirre

O maior desafio era dar a cada casa a independência em relação à outra. Nesse sentido, a determinação inicial foi feita para dividir a construção em duas partes, eliminando o antigo corredor de acesso para deixá-lo como um colchão de ar exterior entre ambas as construções e que, por sua vez, funcionaria como um isolante acústico. A partir daí, a ala oeste com área de dormir e ala leste com área de estar, jantar e cozinha foram constituídas.

Diagrama de Evolução
© Pablo Casals Aguirre

Ambos formaram a base e o primeiro nível de cada uma das residências. A casa oeste é configurada por um volume de três andares, enquanto a casa leste localiza-se longitudinalmente em relação ao terreno, formando um volume retangular de dois andares. Este último se estende em seu comprimento saindo da outra casa, a fim de construir o seu principal acesso e expandir a superfície das áreas comuns.

© Pablo Casals Aguirre

Nos primeiros pavimentos, o material usado para a construção foi o concreto aparente. Os níveis superiores foram estruturados com vigas e pilares onde madeira e aço são combinados. As principais vistas de ambas as casas voltam-se naturalmente para a encosta da colina ao sul, onde você pode ver todo o vale de Santiago. Entradas controladas de luz e claraboias são projetadas nos espaços voltados para essa orientação.

Corte A
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residências BYL / Cristián Romero Valente + Raimundo Gutierrez Frías" [CASAS BYL / Raimundo Gutierrez Frías + Cristián Romero Valente] 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911132/residencias-byl-cristian-romero-valente-plus-raimundo-gutierrez-frias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.