Casa na Silver Street / EHDO

Casa na Silver Street / EHDO - Mais Imagens+ 13

South Fremantle, Austrália
  • Arquitetos: EHDO; EHDO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  257
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danpal, Frencham Cypress, Galvin Concrete, Pro9 Global, Worldwide Timber Traders
© Dion Robeson & Kelsey Jovanou

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma rua estreita de South Fremantle, entre casas de pedra calcária e revestimentos de madeira de primórdios do século, esta nova casa para um casal semi-aposentado levou 5 anos para ser construída e agora se parece com um velho amigo desta pequena e amigável rua. O terreno estreito de 368m² é dividido em dois por uma linha diagonal de esgoto sobre a qual não se pode construir. Esta divisão do lote representou uma oportunidade para impulsionar o engajamento doméstico que o casal tinha com a rua, assim como internamente em relação aos ambientes de dentro e fora da casa.

© Dion Robeson & Kelsey Jovanou
Planta - Térreo
© Dion Robeson & Kelsey Jovanou

No térreo, para manter o acesso à linha de esgoto, os volumes construídos foram projetados para dar passagem às ferramentas de construção, de modo que os pisos e as paredes pudessem ser removíveis em toda a propriedade. Esta configuração incomum ampliou a oportunidade de criar conexões entre interior e exterior mais profundas e significativas. Pode ser difícil descobrir onde um começa e o outro termina. O andar de cima é mais convencional; uma forma retilínea de paredes espessas que organiza as áreas para dormir e descansar. 

© Dion Robeson & Kelsey Jovanou

Os materiais escolhidos na obra respondem ao contexto e à natureza, aceitando as marcas do tempo e do desgaste. O concreto, o tijolo e o cipreste australiano criam uma ambiência que envelhece suavemente.

© Dion Robeson & Kelsey Jovanou
Planta - Primeiro Pavimento
© Dion Robeson & Kelsey Jovanou

Uma abordagem lúdica em relação à luz, suaviza os volumes e a massa. As paredes do núcleo de policarbonato proporcionam opacidade e luz ambiente indireta. Outras paredes são painéis R9 altamente isolantes que proporcionam estabilidade térmica no pavimento superior o que, por sua vez, protege também o nível do solo, minimizando qualquer necessidade de resfriamento mecânico. A espessura das janelas foi reforçada pelos toldos de aço que oferecem maior proteção contra o sol no verão.

Finalmente, a paisagem unifica o projeto e aumenta o rendimento solar passivo, o resfriamento e a ventilação cruzada do edifício através de lagos e vegetação de folhas caducas. 

© Dion Robeson & Kelsey Jovanou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa na Silver Street / EHDO" [Silver Street House / EHDO] 20 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910773/casa-na-silver-street-ehdo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.