Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. xamploo
  6. 2018
  7. Residência V / xamploo

Residência V / xamploo

  • 14:00 - 11 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Danae Santibañez
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência V / xamploo
Residência V / xamploo, © Camila Cossio
© Camila Cossio

© Camila Cossio © Camila Cossio © Camila Cossio © Camila Cossio + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    San Simón el Alto, México
  • Autores da Obra

    Esteban Sepúlveda
  • Equipe de Projeto

    Mónica Cárdenas, Viviana Flores, Karina Gómez, Cecila Hernández, Anais Maciel
  • Área

    284.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Camila Cossio
© Camila Cossio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma planície na floresta de San Simón el Alto, Estado do México, a Residência V foi projetada para desfrutar do ambiente. Luz natural, árvores, céu e ar estão sempre presentes fluindo para dentro da casa, pois o usuário, mesmo protegido do meio ambiente, pode interagir parcialmente com a natureza adjacente.

© Camila Cossio
© Camila Cossio

A casa é dividida em dois volumes principais (privado e público) por meio de um jardim central que funciona como um filtro sonoro entre as duas massas e permite a entrada de luz natural e ventilação na parte posterior da moradia que é, também, o seu acesso principal.

© Camila Cossio
© Camila Cossio

No volume público o programa é definido por seus principais serviços, a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e o terraço em um amplo ambiente com pé-direito duplo. No volume privado, composto por dois níveis, existem três salas, sendo que a sala principal está localizada apenas no segundo nível.

© Camila Cossio
© Camila Cossio
Corte 02
Corte 02
© Camila Cossio
© Camila Cossio

Projetada e construída em tijolo e madeira, a casa enfatiza o uso de espaços ou áreas individuais com programas mistos e o mínimo de paredes possível para garantir espaço privativo quando necessário, tornando o espaço público uma grande galeria de possibilidades. O usuário pode abrir e fechar as janelas para regular a temperatura e acomodar suas necessidades. Mesmo se a casa estiver fechada, o usuário sempre tem uma visão para o exterior.

Planta - primeiro nível
Planta - primeiro nível
© Camila Cossio
© Camila Cossio
Planta - segundo nível
Planta - segundo nível
© Camila Cossio
© Camila Cossio

No exterior, uma mistura de fachadas e materiais foi usada para criar diferentes pontos de vista na mesma residência. Como o terreno se inclina para a frente, desde o lado de dentro, os terraços são percebidos como elementos flutuantes em direção às árvores e abaixo deles a vegetação cresce para clarear a visão da casa. O telhado, com uma claraboia na escada, surge como elemento único para unir os dois volumes.

© Camila Cossio
© Camila Cossio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência V / xamploo" [Casa V / xamploo] 11 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910761/residencia-v-xamploo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.