Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Estônia
  5. KAOS Architects
  6. 2018
  7. Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects

Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects

  • 17:00 - 6 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects
Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects, © Maris Tomba
© Maris Tomba

© Maris Tomba © Terje Ugandi © Maris Tomba © Terje Ugandi + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Vana-Vastseliina, Prefeitura de Võru, Estônia
  • Arquitetura

    KAOS Architects, Toomas Adrikorn, Margit Argus, Margit Aule, Kaiko Kerdmann, Laura Ojala
  • Área

    420.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Maris Tomba
© Maris Tomba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto finlandês, Sami Rintala, descreve a Casa dos Peregrinos da seguinte forma: "Este edifício parece integrar-se perfeitamente à paisagem, quando nos deparamos com ele, e também do lado oposto, quando experimentado desde dentro. Desde a sua implantação até os mínimos detalhes, cada uma das prateleiras e soluções tecnológicas utilizadas, todos os elementos desta casa parecem estar perfeitamente amarrados uns aos outros. É como uma abstração de um cenário medieval, sem apelar para seu lado mais romântico, ou pelo menos, tentando evitar essa visão romântica do passado. Podemos ver claramente a separação entre aquilo que é novo e o que representa o passado de uma maneira inteligentemente equilibrada. Para nós, este é um projeto capaz de deixar uma impressão muito positiva".

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi
Planta - 1º pavimento
Planta - 1º pavimento
© Maris Tomba
© Maris Tomba

No sudeste da Estônia, um viajante subindo as encostas íngremes dos antigos vales glaciais esculpidos pelo rio Piusa e pelo córrego Meeksi chegará a uma pequena vila chamada Võru, lá o viajante encontrará um castelo em ruínas, um antigo pub e a Casa do Peregrino. Há um motivo evidente para que o visitante queira se embrenhar em uma paisagem tão desolada e inóspita, o entorno do antigo castelo episcopal de Vastseliina, datado do século XIV, é um local carregado de história.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

O complexo medieval foi um recorrente destino de peregrinação popular a partir de 1353, quando um milagre teria acontecido dentro do castelo. A casa do peregrino pretende dar nova vida à essas memórias, transformando-se em um novo centro de experiência sobre a cultura medieval da região. O projeto desenvolvido pelo escritório KAOS, foi inaugurado em 2018 como parte do complexo do castelo episcopal.

© Maris Tomba
© Maris Tomba
Corte 01
Corte 01
© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Os arquitetos buscaram inspiração na história do lugar, na paisagem pitoresca onde está inserido e na cultura da peregrinação. A casa então foi delicadamente aninhada na encosta do morro que leva ao castelo e projetada de modo a evitar o bloqueio dos eixos visuais para as ruínas. O edifício parece desaparecer na paisagem, embora se posicione com todo respeito em relação ao sítio histórico, ele permanece parcialmente oculto pela vegetação durante o verão, afastado das ruínas do castelo e projetando-se em direção ao vale.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

Para o KAOS, este projeto foi concebido como uma espécie de peregrinação arquitetônica, um percurso delicadamente equilibrado entre a atmosfera histórica lugar e as convenções modernas do edifício. Isso se reflete através de seus espaços amplos e portas altas, nos seus materiais e na organização de seu programa. Pequenas aberturas, delicados pontos de luz em meio a paredes predominantemente cegas, reminiscente dos primeiros castelos, oferecem vistas panorâmicas e um perfeito enquadramento da paisagem medieval do lado de fora. A envoltória de aço castanho-avermelhado da casa tem como objetivo dialogar com o tijolo e o granito vermelho das ruínas do castelo.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

A estética monocromática aproxima o vernacular e o moderno, deixando que eles se misturem para destacar o seu conteúdo, os objetos e a cultura da vida medieval. Nas paredes internas, gravuras antigas foram a fonte de inspiração para o design gráfico da exposição, como um livro ilustrado sobre a história do lugar.

© Maris Tomba
© Maris Tomba

Assim, a Casa dos Peregrinos nos transporta para o passado, proporcionando uma oportunidade de experimentá-lo no presente.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects" [Pilgrims’ House in Vastseliina / KAOS Architects] 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910643/casa-do-peregrino-em-vastseliina-kaos-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.