Casa Triangular / Molecule Studio

Casa Triangular / Molecule Studio - Mais Imagens+ 34

Toorak, Austrália
  • Arquitetos: Molecule Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Derek Swalwell
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  James Hardie, James Hardie Australia, MAXI Plywood, New Age Veneers, Radial Timbers, Signorino, Stainless steel
  • Arquitetos Responsáveis: Molecule Studio – Richard Fleming & Anja de Spa
  • Projetista De Interiores: Molecule Studio
  • Paisagista: Eckersley Garden Architecture
  • Engenharia Estrutural: Kersulting
  • Construtor : Provan Built
  • Stylist: Beck Simon
  • Cidade: Toorak
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Triangular está localizada em Toorak, na Austrália. Projetada pra uma família de cinco pessoas, os clientes queriam uma casa de praia dentro do contexto urbano, com elementos como luz natural, materiais robustos e uma conexão forte com a paisagem. A casa existente era uma antiga residência vitoriana em má condições e sem muita conexão com seu entorno. 

© Derek Swalwell

O terreno tem muitas restrições que tiveram um impacto significativo no projeto e no orçamento: um contorno triangular compacto de 200 m²; um dreno de tijolo subterrâneo de 100 m de diâmetro com 100 m de comprimento; uma área de inundação possível que faz com que a habitação seja erguida de 1,0  a 1,5 m acima do nível do solo natural; linhas de alta tensão localizadas no limite frontal da rua; 3,0 m de solo macio por baixo; e grandes eucaliptos vizinhos.

© Derek Swalwell

A forma arquitetônica foi concebida como um elemento sinuoso elevado: um barco revestido de madeira sentado em um quebra-mar rochoso. A proa de canto do pavimento superior projeta-se sobre a rua, ancorada pela massa do piso térreo, escura, que serve como espaço negativo entre o piso superior e a paisagem.

© Derek Swalwell

O interior é concebido como um contêiner para a vida familiar - onde espaços compartilhados e áreas mais íntimas são organizadas verticalmente. No térreo, a área de 75 m² compacta abriga a sala de estar da família e recebe um alto pé-direito de 3,00 m de altura, além de ter o teto forrado de madeira e grandes planos envidraçados que vão do piso ao teto, dissolvendo o limite entre o interior e a paisagem adjacente.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Por outro lado, o piso superior é configurado como espaço mais íntimo, com os quarto fechados e janelas alongadas para enquadrar as vistas das árvores vizinhas e dos telhados urbanos.

Uma escadaria em espiral funciona como mediadora entre o piso térreo coletivo e as zonas íntimas do piso superior.

© Derek Swalwell

A materialidade interior se inspira na geologia australiana e na vegetação; o carmesim de um eucalipto antes que ele derrube sua casca, o verde profundo das folhas de acácia, os rios de seixos escuros e o arenito natural. A paleta capta camadas de tintas tonais, laminados e terraços com cores vibrantes e coloridas, destacando os quartos e os estofados das crianças.

© Derek Swalwell

A massa da nova casa complementa seu entorno, mantidos os recuos e um bom ritmo de revestimento imitando as casas estreitas dentro da paisagem urbana apertada. O recuo do prédio da frente permite que a paisagem componha a zona entre o caminho e a fachada, enquanto as aberturas da cerca são grandes o suficiente para permitir um diálogo filtrado com a atividade na rua.

© Derek Swalwell

A Casa Triangular é uma resposta arquitetônica atenciosa a um terreno desafiador, que cria um lar compacto para uma jovem família em crescimento. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Triangular / Molecule Studio" [Triangle House / Molecule Studio] 08 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910570/casa-triangular-molecule-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.