Douradores 160 / Contacto Atlântico

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Cadeira, Viga
© Gonçalo Henriques

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Escada, Corrimão, JanelaDouradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Cadeira, Viga, JanelaDouradores 160 / Contacto Atlântico - Sofá, JanelaDouradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Sofá, Janela, VigaDouradores 160 / Contacto Atlântico - Mais Imagens+ 26

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Este projeto visa a alteração do imóvel existente situado na Rua dos Douradores 160. Um edifício ainda que aparenta ser Pombalino, trata-se de um edifício reconstruído, em betão e quase centenário de escritórios.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Janela, Fachada
© Gonçalo Henriques

O edifício existente é composto por um total de 5 pisos, todos acima do solo, que se destinava ao setor terciário e apresenta uma imagem descaracterizada face ao edifício original, principalmente devido às alterações de fachada realizadas no piso térreo ao longo do tempo.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Janela, Cadeira
© Gonçalo Henriques

Assim sendo, pretende-se a alteração de fachadas, principalmente no que diz respeito ao piso térreo e último piso, e no interior a alteração de usos com o intuito de dotar o edifício de características técnicas e funcionais adequadas à proposta.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Janela, Fachada
© Gonçalo Henriques

A proposta de intervenção interior pauta-se por remodelar e reorganizar o espaço de forma a otimizar a sua distribuição, localizar os acessos verticais no núcleo central do edifício, criar dois espaços comerciais distintos no piso térreo e criar habitações contemporâneas, de diferentes tipologias, nos pisos superiores.

O piso térreo será ocupado por duas lojas de reduzida dimensão sendo que o acesso às habitações é feito pela porta central do edifício. É instalado um novo elevador para acesso aos pisos superiores.

Planta - Térreo
Douradores 160 / Contacto Atlântico - Madeira, Viga, Corrimão
© Gonçalo Henriques

Para os pisos de habitação, pretende-se criar três apartamentos por piso. Nos pisos 1 a 3, tratam-se de dois apartamentos de tipologia T1 e um apartamento de tipologia T2. No último piso (piso 4), trata-se de um apartamento de tipologia T0, um apartamento de tipologia T1 e um apartamento de tipologia T2, estes dois últimos com acesso a um sótão.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Gonçalo Henriques
Planta tipo

Todos os apartamentos criados funcionam com um espaço único para cozinha e sala, na solução de kitchenette.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Cadeira, Viga
© Gonçalo Henriques

No 4º piso, já em mansarda, pretende-se abrir 4 novos vãos, na métrica dos pisos inferiores, de forma a melhorar a salubridade e viabilizar os apartamentos deste piso.

Douradores 160 / Contacto Atlântico - Mesa, Madeira, Cadeira, Iluminação, Janela, Viga
© Gonçalo Henriques

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua dos Douradores 160, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Douradores 160 / Contacto Atlântico" 10 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910546/douradores-160-contacto-atlantico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.