Casa Listrada / Wutopia Lab

Casa Listrada / Wutopia Lab - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Wutopia Lab; Wutopia Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do Wutopia Lab receberam a tarefa de reformar um pequeno cômodo no escritório de uma empresa de turismo, transformando-o em um centro de informações turísticas. 

© CreatAR Images

Segundo os arquitetos, foi interessante experimentar através deste pequeno projeto, explorando os limites da arquitetura: "para fazer isso, tenho a tendência de projetar elevações de edifícios com um efeito de camadas que tente desfocar os limites climáticos da arquitetura". 

© CreatAR Images

A camada externa da construção original foi substituída por um vidro semi-transparente, criando uma caixa translúcida. Diferentemente de outros projetos do escritório, ao invés de trabalhar com o vidro semi-transparente como divisória de ambientes, esta caixa envidraçada é cercada por uma parede sólida que cria um pátio cuja função é ser um espaço transitório entre o espaço interno e externo. 

© CreatAR Images

Segundo o arquiteto, esta parede tornou-se uma elevação do edifício e acaba achatando o efeito de camadas e o romance arquitetônico dos elementos do edifício. Apesar de existir um valor holístico neste elemento, este não era o resultado almejado.

© CreatAR Images
Axonométrica
© CreatAR Images

Este edifício está localizado próximo ao oceano e, portanto, a estrutura para suportar um material leve, como policarbonato e aço perfurado, ficará muito volumosa devido aos fortes ventos oceânicos.

© CreatAR Images

A Aranya, empresa de turismo que contratou o serviço, tinha como principal preocupação trazer o mar como elemento para dentro do projeto. Partindo disso, os arquitetos usaram do padrão de camisas listradas que remetem aos marinheiros e ao oceano, para cobrir totalmente a parede sólida e o embasamento. O efeito dessas listras dissipa a presença dominante da uma parede sólida, criando uma ilusão de ótica que distorce a elevação dessa estrutura.

© CreatAR Images
© CreatAR Images

O arranjo espacial, criado a partir das aberturas na parede sólida e da interação desta com a caixa semi-transparente, garante um ambiente ambíguo e romântico, atingindo assim o resultado almejado pelos arquitetos.

© CreatAR Images
© CreatAR Images

Esta reforma se tornou uma nova antítese que evoca guias que levam os usuários ao mar. 

© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qinhuangdao,China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Listrada / Wutopia Lab" [Striped House / Wutopia Lab] 28 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910240/casa-listrada-wutopia-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.