Centro de Atendimento Residencial Scheldehof / Atelier PRO architects

Centro de Atendimento Residencial Scheldehof / Atelier PRO architects

Centro de Atendimento Residencial Scheldehof  / Atelier PRO architects - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18980
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcoa, Braat, Brilliance, FEK metaal, KeraStone, Kumij, Louis Poulsen, Mitsubishi Electric, Saint-Gobain, VPT Versteeg, Vebo, Vlaq Groep, Wood Sensation, Zumtobel
  • Arquitetos: Dorte Kristensen, Christina Kaiser, Thijs Klinkhamer
  • Interiores: Thijs Klinkhamer
  • Arquiteto Responsável: Marjon Main-Roetgerink
  • Equipe: André van Veen, Constanze Knüpling, Emile Jansen, Evelien van Beek, Felix Timmermans, Hamayun Lali, Jannetta Roozendaal, Joke Stolk, Paul Fouchier, Sandrine Rointru, Tomas Mashidlauskas, Wendy Braun-Popma, Wessel Reinders
  • Construtor: Bouwgroep Peters
  • Consultor De Acústica: DGMR Raadgevende ingenieurs
  • Engenharia Estrutural: Aronsohn Constructies
  • Engenheiro De Serviços: Nobel advies
  • Gestor De Projeto: Morsink en Morsink
  • Construtor Eletricista: Croonwolter&dros
  • Construtor De Interiores: Wondergem
  • Cliente: WVO Zorg
  • Custo: € 25,000,000,-
  • Cidade: Vlissingen
Mais informaçõesMenos informações
© Jan-Willem Jansen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A fábrica de chapas de metal localizada no antigo estaleiro, em Vlissingen, e o terreno adjacente, foram transformados em um centro de atendimento residencial. O centro residencial conta com 55 apartamentos para atendimento de pacientes  somáticos, 6 unidades de alojamento em grupo para residentes psicogeriátricos e 54 apartamentos de atendimento ou de moradia assistida. Além disso, o piso térreo abriga um restaurante, uma sala de treinamento e educação, estúdios, cabeleireiro, uma loja, uma sala de fisioterapia, um auditório de teatro e uma garagem.

Cortesia de Atelier PRO architects

Dando permeabilidade ao edifício existente

A fachada do edifício histórico foi aberta e parcialmente equipada com vidro. As portas grandes e pesadas foram abertas e uma "caixa" transparente foi adicionada no piso térreo. Existem agora três andares com espaços de estar. Volumes com apartamentos estão pendurados como objetos individuais no enorme espaço da fábrica.

© Ronald Tilleman
Implantação
© Ronald Tilleman

Jardim de Inverno

As unidades de acomodação em grupo cercam um jardim de inverno. Esta acomodação em grupo foi organizada de forma mais parecida possível com um ambiente doméstico: somente após passar pela sala de estar é que alguém entra na área de dormir. Todos os apartamentos estão conectados internamente com as funções de serviço.

Cortesia de Atelier PRO architects

Interiores

Os arquitetos do Atelier PRO também projetaram o interior. O princípio básico aqui era criar uma atmosfera caseira e autêntica e evitar um caráter institucional. O passado do estaleiro industrial foi inequivocamente retido no interior, deixando visíveis estruturas pesadas e originalmente metálicas.

© Ronald Tilleman

Soluções Funcionais 

Os apartamentos são generosamente proporcionais e as instalações que garantem um bom atendimento foram incorporadas de forma discreta. Os guinchos para mobilidade dos pacientes, que são de uso da equipe médica, estão escondidos e, em caso de mau funcionamento, a equipe de manutenção não precisa perturbar a privacidade dos moradores. As instalações técnicas são colocadas discretamente atrás dos painéis no corredor.

© Ronald Tilleman

Projetando para Diferentes Situações de Desenvolvimento Mental

Muito esforço foi feito para criar um lar para pessoas que portam alguma deficiência, permitindo-lhes passear em segurança em um jardim interno protegido e usando materiais especiais para estimular os sentidos. A organização interna do apartamento intencionalmente incentiva-os a deixar suas casas e voltar novamente com segurança.

© Ronald Tilleman

Pensando no Futuro

A construção e a infraestrutura são projetadas de forma que as funções do serviço de atendimento possam ser facilmente adaptadas no futuro. São habitações que podem mudar com as fases da vida e que esperam pelas gerações futuras.

© Petra Appelhof

Marco Social e Espacial

Na área do antigo estaleiro surgiu um marco social e espacial. Apesar de estar localizado em uma área que sofre com a diminuição da população, o cliente, prestador de serviços de assistência da WVO Zorg, fez um esforço para desenvolver um ambiente que agrada ao público, construindo um lugar atraente para visitar, restaurando assim a subsistência urbana daquela área. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vlissingen, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Atendimento Residencial Scheldehof / Atelier PRO architects" [Scheldehof Residential Care Centre / Atelier PRO architects] 28 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909911/centro-de-atendimento-residencial-scheldehof-atelier-pro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.