Edifício Bonpland / Adamo Faiden

Edifício Bonpland / Adamo Faiden

Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 2 de 18Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 3 de 18Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 4 de 18Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 5 de 18Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Autores: Sebastián Adamo, Marcelo Faiden
  • Arquitetos Colaboradores: Paula Araujo Varas, Ezequiel Estepo, Marcos Altgelt, Martinica De Barba
  • Cliente: Fideicomiso Bonpland 2169
  • Estrutura: AHF S.A. Eng. Alberto Fainstein
  • Cidade: Palermo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 16 de 18
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Finalmente, quase todos concordam que nossas cidades devem ser compactas, densas e programaticamente diversas. Embora haja nuances quantitativas em relação a esses pontos, a maioria de nossos esforços visa consolidar um modelo de cidade diferente do positivismo delineado na Carta de Atenas. Migrações rurais para centros urbanos transbordaram densidades imaginadas, forçando-nos a abandonar a ideia de que existe um único programa ligado a grandes porções de terra.

Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 5 de 18
© Javier Agustín Rojas
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 14 de 18
© Javier Agustín Rojas

Assumir essa condição nos levou a imaginar maneiras diferentes de engrossar e diversificar a espessura de nossas cidades. As construções em larga escala chamadas de uso misto são um exemplo dessa linha de trabalho, na qual edifícios com diversos programas convergem em um único projeto. Hoje temos técnicas capazes de estabelecer uma certa continuidade entre o modelo de cidade proposto e as construções de grande escala. No entanto, na faixa da escala média, essa relação não foi abordada em profundidade.

Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 4 de 18
© Javier Agustín Rojas
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 17 de 18
Corte
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 2 de 18
© Javier Agustín Rojas

O edifício Bonpland 2169 tenta se posicionar neste debate, entendendo que seu tamanho impedirá a reprodução de estratégias organizacionais ligadas a uma escala maior de trabalho. Neste caso, o ponto de partida é abordar a diversidade de usos através da homogeneidade espacial. Em vez de projetar um contêiner para hospedar programas previamente estabelecidos, é oferecida uma estrutura aberta a diferentes apropriações. Um ambiente programaticamente instável, mas espacialmente específico. Ele está organizado por meio de cinco compartimentos perpendiculares às paredes divisórias que delimitam sua aptidão técnica ao mesmo tempo em que oferecem uma boa margem de flexibilidade.

Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 7 de 18
© Javier Agustín Rojas
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 18 de 18
Planta
Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 8 de 18
© Javier Agustín Rojas

Embora nosso campo de ação esteja circunscrito ao campo da organização material, nossa reflexão transborda até que possamos relatá-la com precisão. A atenção para as novas formas de usar a cidade, a atualização de seus programas ou o surgimento de instâncias híbridas entre os usos que já conhecemos, são momentos de vital importância. O projeto se propõe a desenvolver uma sensibilidade de acordo com os espaços que cada unidade ocupará e assumir o desafio de cada apropriação nos permite enxergar um novo modo de viver.

Edifício Bonpland  / Adamo Faiden - Imagem 12 de 18
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bonpland 2169, C1425FWA CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Bonpland / Adamo Faiden" [Edificio Bonpland / Adamo Faiden] 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909780/edificio-bonpland-adamo-faiden> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.