Casa 3500 Milímetros / Ago Architects

Casa 3500 Milímetros / Ago Architects - Mais Imagens+ 24

South Jakarta, Indonésia
  • Arquitetos: Ago Architects; Ago Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kafin Noe’man
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3M, Dusaspun, M-system, Modena
© Kafin Noe’man

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 3500 Milímetros é uma residência de 3,5 metros de largura por 17 metros de comprimento que abriga uma jovem família composta por um arquiteto, sua esposa e seu filho. Os programas que contém são o resultado das discussões entre o arquiteto e sua esposa, que questionam as coisas que realmente necessitam no lugar daquelas que desejam. Assim, o resultado é uma casa de 100 metros quadrados que oferece programas básicos para o usuário, com um dormitório principal de 35 metros quadrados que ocupa o térreo, além de salas de estar e jantar, cozinha e lavanderia no segundo pavimento, um espaço de estúdio-dormitório-brinquedos para o filho, e uma cobertura com vistas à cidade.

© Kafin Noe’man

A casa é uma experiência espacial inesperada e emocionante, que sobrevive aos limites de nossos espaços comuns. A casa estreita de três pavimentos em uma área densa reavalia arranjos funcionais dentro de um local estreito ao criar espaços claros e arejados.  Acessibilidade e compactação são valores que o edifício incorpora com sucesso ao integrar uma experiência de espaço bem pensada, sistemas de armazenamento e estratégias de baixo custo no processo de concepção; desde a escolha de um lote restrito de cerca de 3500 mm de largura, até a escolha de materiais e sistemas construtivos sustentáveis e eficientes em termos de custos, bem como a integração das respostas ao armazenamento e às atividades climáticas.

© Kafin Noe’man

Um dos principais objetivos era criar um espaço de vida compacto com experiências agradáveis, gerando um espaço sem divisórias, proporcionando vários níveis de pavimentos e alturas de pé direito, e conectando cada nível com diferentes tipos de integração de escadas, móveis e fachadas.

© Kafin Noe’man

A integração entre os módulos de mobiliário e as funções, como as escadas e as atividades, criam uma experiência compacta na casa, o que faz dela uma residência livre da desordem com sistemas complementares inovadores. Estando a casa orientada a oeste, escolhemos uma fachada de aço perfurado e policarbonato que atua como uma pele externa que filtra a luz solar direta que passa para o interior da casa. Esse elemento cobre todos os pavimentos e cria uma experiência espetacular de luz solar natural em cada um deles.

Diagrama Climático

Um painel de espuma estruturalmente isolado foi utilizado para reduzir a transmissão de calor e ruídos sonoros, além de representar uma economia de custos e um aumento na velocidade de construção. A Casa de 3500 milímetros é a resposta à busca por solucionar a forma de vida compacta, oferecendo liberdade e adaptabilidade de espaço segundo as necessidades atuais e futura de seus habitantes. Muitas interpretações novas do espaço e a arquitetura contrariam os desafios e o esforço para dar um exemplo de como viver em uma cidade.

© Kafin Noe’man

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3500 Milímetros / Ago Architects" [3500 Millimetre House / Ago Architects] 29 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909777/casa-3500-milimetros-ago-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.