Airbnb Tóquio / Suppose Design Office

Airbnb Tóquio / Suppose Design Office - Mais Imagens+ 7

Shinjuku, Japão
© Studio Periphery

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Airbnb tem o prazer de apresentar seu novo escritório em Tóquio, em Shinjuku, no Japão. A Airbnb continua com sua missão de criar espaços de trabalho funcionais que sejam agradáveis, práticos e reflitam a cultura da empresa e os conceitos de "pertencer a qualquer lugar", com referências à identidade e ao design locais. O escritório de Tóquio faz referência a um bairro, reforçando o foco no novo guia de bairros da Airbnb. Da área de recepção e café, um caminho de madeira leva a uma série de salas de reunião que lembram edifícios, projetadas com revestimentos externos e internos distintos, que remetem às cidades onde a Airbnb está presente. A Equipe de Ambientes da Airbnb trabalhou em estreita colaboração com arquitetos locais da Suppose Design Office, para criar um espaço de escritório de 500 m².

© Studio Periphery
© Studio Periphery

A Equipe de Ambientes conduziu uma extensa pesquisa e entrevistas detalhadas com os funcionários da Airbnb em Tóquio para conceituar o programa inicial e a planta baixa. Eles colaboraram com a Suppose Design Office para desenvolver os elementos de layout e design. O antigo escritório do Airbnb em Tóquio consistia em uma série de salas corporativas com espaço comum limitado, o que restringia a comunicação e o engajamento dos funcionários. Os funcionários agora podem se beneficiar de uma variedade de configurações das áreas de trabalho, incluindo mesas de trabalho comunitárias, mesas com alturas ajustáveis, mesas de projetos, cabines telefônicas privadas e semi-privadas, lounges e cafés. Isso contribui para movimentos ergonômicos saudáveis, maior socialização e engajamento e um conceito de trabalho de "pertencer a qualquer lugar".

© Studio Periphery

Em resposta ao feedback dos funcionários, a natureza foi fortemente incorporada ao novo projeto para criar um espaço de trabalho pacífico onde os funcionários podem escapar do ambiente urbano caótico de Shinjuku. Quando os funcionários entram no escritório, eles são transportados para um ambiente tranquilo cercado por plantas. A área da recepção lembra um café ao ar livre com um átrio de pé-direito duplo com muita luz natural e áreas de trabalho inspiradas em parques, com mesas compartilhadas de madeira e piso verde.

© Studio Periphery

Um elemento-chave do escritório é o Engawa, uma plataforma elevada coberta com tatames inspirados na cultura tradicional japonesa. Os funcionários podem retirar os sapatos, sentar-se em uma das almofadas e apreciar a vista espetacular de Shinjuku. As cabines de telefone são feitas de carvalho branco local e papel de arroz para emular o brilho suave de uma típica casa de chá japonesa.

© Studio Periphery

Um dos maiores desafios ao projetar o espaço foi trabalhar com a altura fixa baixa do teto, típica da arquitetura de Tóquio, e placas de forro monótonas. Os funcionários expressaram uma necessidade fundamental de adaptar o forro para tornar o espaço maior e mais claro. Em resposta, a Suppose Design Office e a Equipe de Ambientes formularam um projeto que incorporou um forro preto com iluminação descendente, de modo que o plano acima desaparecesse e desse a impressão de um teto mais alto e de um espaço maior.

© Studio Periphery

Além da construção arquitetônica, a construtora Setup, de Tóquio, foi também contratada para criar mesas sob medida para o escritório e uma empresa local, a New Light Pottery, foi contratada para realizar os projetos de iluminação sob medida, apoiando o artesanato local. A Suppose Design Office desenvolveu uma iluminação para o café que lembra as lanternas que flutuam ao céu, arandelas de parede inspiradas na iluminação pública externa e mesas simples e funcionais feitas sob medida, de madeira local e com detalhes em metal preto.

© Studio Periphery

No atual projeto de escritórios globais da Airbnb, a cidade local e sua cultura são destacadas no espaço principal do escritório e as salas de reunião são inspiradas nas cidades onde há Airbnb em todo o mundo para permitir que os funcionários viajem durante o dia. No novo escritório de Tóquio, os ambientes são inspirados nas cidades de Praga, Tijuana e Barcelona.

© Studio Periphery

A Equipe de Ambientes se envolveu com funcionários locais em um programa de Employee Design Experience (EDX) para ajudar a adicionar os toques finais aos ambientes e trazer vida a eles. Por exemplo, a maioria das autênticas obras de arte e decoração na Sala Tijuana foi doada pela mãe de um dos funcionários, Saori Okura. Ela havia viajado pelo México e coletado artefatos ao longo dos anos e ficou muito feliz em doar os objetos.

© Studio Periphery

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shinjuku, Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Airbnb Tóquio / Suppose Design Office" [Airbnb Tokyo / Suppose Design Office] 14 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909750/airbnb-toquio-suppose-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.