Residência Puerto de Palos / jfs arquitecto

Residência Puerto de Palos / jfs arquitecto - Mais Imagens+ 23

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: jfs arquitecto; jfs arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maria Gonzalez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alar, CHC, Readymix, The Wall, Volcan
© Maria Gonzalez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de uma residência unifamiliar é concebido como uma renovação de uma casa de 1959 em um bairro tradicional da cidade. A casa estava em sua condição original e em muito bom estado. Por isso foram tomadas decisões que ajudariam a respeitar a história da edificação, tanto no seu volume como na reutilização de alguns materiais.

© Maria Gonzalez

O posicionamento da casa no terreno de 440 m2 estava propício para que a área sul fosse ocupada por serviços e depósitos, enquanto ao leste e ao norte a cozinha e a sala de estar ficavam todas em um único espaço contínuo.

© Maria Gonzalez
Planta - primeiro nível
© Maria Gonzalez

A ideia inicial era combinar o programa e os desejos dos proprietários com as condições existentes de volume, distribuição de funções e revestimentos.

© Maria Gonzalez

No segundo andar, todos os reforços de metal em alguns pontos críticos são formados por painéis SIP. O conceito espacial foi redistribuir a área dos dormitórios em um projeto simétrico com um corpo central contendo sala de estar e em ambas as extremidades os dormitórios.

© Maria Gonzalez

A altura dupla do acesso possui uma claraboia ao longo de todo o seu comprimento, a sua função é fornecer luz natural durante a manhã e também gerar ventilação cruzada nos espaços do primeiro e segundo níveis para a parte mais alta da casa.

© Maria Gonzalez

A execução da obra foi projetada com a intenção de recuperar o máximo de material possível, como portas, fachadas e vigas do telhado, assim como o trabalho dos lariços e dos carvalhos na fachada e no teto, possibilitou a redução dos custos de construção e também mantém uma imagem similar às outras construções do bairro.

© Maria Gonzalez

A decisão de manter a madeira original da fachada da casa nos dá a oportunidade de pensar nas janelas como elementos esbeltos que contrastam com o aspecto rústico do revestimento. Assim os perfis de alumínio preto, que em alguns casos utilizavam o perfil "oculto", além de uma pré-estrutura metálica de 5mm, também em preto, possibilitaram a obtenção desse efeito.

© Maria Gonzalez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Puerto de Palos / jfs arquitecto" [Casa Puerto de Palos / jfs arquitecto] 29 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909643/residencia-puerto-de-palos-jfs-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.