Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 2 de 24Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 3 de 24Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 4 de 24Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 5 de 24Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Mais Imagens+ 19

São Francisco, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Golden Compensados, Tarkett

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Garimpê é uma loja de produtos infantis em um container de 40 pés (28m²), com foco na curadoria de produtos que estimulam o desenvolvimento e a criatividade das crianças.

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 6 de 24
Cortesia de numa arquitetos

Por se tratar da primeira loja física da marca, os arquitetos tinham a responsabilidade de criar identidade e buscar uma solução expositora, que tornasse possível o recebimento da grande diversidade de produtos que ali seriam ofertados. Sendo assim, determinou-se a liberação de um eixo central de circulação e contemplação dos produtos que ficariam expostos nas duas paredes laterais de maior dimensão. De um lado, uma faixa de mobiliário com profundidade de 30 centímetros para exposição e depósito - uma vez que não havia espaço para estoque de produtos. Do outro, um sistema de painel perfurado que possibilita a modificação de posição e quantidade das prateleiras e nichos expositores. O painel perfurado é um sistema aberto, tornando possível a criação de diversas formas de expor.

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 2 de 24
Cortesia de numa arquitetos

Pensando na experiência de todos os usuários, uma faixa inferior de 40 centímetros, de cor semelhante a do piso cinza, delimita a escala das crianças, que normalmente visitam a loja acompanhadas dos pais. Dentro dessa faixa horizontal, seis módulos retangulares e dois módulos de escada são movidos para transformar o espaço, podendo servir de espaço recreativo com brinquedos para entretenimento das crianças ou nichos expositores, dependendo da sua disposição. Essa dinâmica proporciona um maior número de experiências para todos os usuários da loja: a lojista, que modifica o espaço de acordo com a necessidade de exposição; os pais, que percebem a mudança espacial cada vez que a visitam; as crianças, que tem um universo lúdico ao seu alcance.

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 3 de 24
Cortesia de numa arquitetos
Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 16 de 24
Layout 1. Image Cortesia de numa arquitetos

O compensado naval é o material mais presente no projeto e foi escolhido por seu aspecto natural. Desde o puxador até a luminária, todo o mobiliário teve de ser detalhado já no desenho – em sua maioria com sistemas de encaixe com a própria madeira – pois seriam cortados em uma Router CNC e montados no local por mão de obra não especializada e com poucas ferramentas. A pré-fabricação e o sistema de encaixes tornaram possível a montagem da marcenaria em apenas 5 dias – categoria essa que corresponde a quase todo o projeto, com exceção do forro e do piso.

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 7 de 24
Cortesia de numa arquitetos

O envolvimento de poucos agentes e a eliminação de sistemas e ferragens complexas tornou possível a execução da obra dentro do orçamento disponível.

Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 8 de 24
Cortesia de numa arquitetos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Tapajós, 521 - São Francisco, Curitiba - PR, 80510-330, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura" 10 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909539/loja-garimpe-numa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.