Biblioteca Central Oodi / ALA Architects

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 2 de 53Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 3 de 53Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 4 de 53Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 5 de 53Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Mais Imagens+ 48

Helsingfors, Finlândia
  • Arquitetos: ALA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuomas Uusheimo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eero Aarnio, Icopal, Idea-Puu Oy, Jaatimet Oy, Lopen Rakennuspuu Oy, Lumir Oy, Mikroväylä Oy, NORMEK Oy, Otis, Pedro, Rockfon, SRT Oy (CONTRACTOR), Sisuwood Oy, TIMBECO WOODHOUSE OÜ, Teräselementti Oy, Timberpoint Oy, Tormax, UniFor, Vitrea Oy, Windoor AS
  • Cliente: Município de Helsinque
  • Colaboradores Da Fase De Concurso: Arup (especialista em energia, engenharia mecânica, estrutura e consultoria de fachada), VIZarch (render), Klaus Stolt (maquetes).
  • Colaboradores Da Fase De Implementação: YIT (construtora), E.M. Pekkinen (construtora de escavação e subsolos), Ramboll CM (gestão de obra) Ramboll Finland (Instalações e estrutura), Granlund (soluções para auditórios), Rejlers (elétrica e audiovisual), Finnmap Infra & Sipti Infra (planejamento de território), Helimaki Acoustics (consultoria acústica), Gravicon (coordenador de BIM), Palotekninen insinööritoimisto Markku Kauriala (segurança contra incêndio), Pöyry Finland (planejamento de tráfego), Saircon (projeto de cozinha industrial), VIZarch (renders) and StoltModels (maquetes).
  • Equipe Da Ala (Fase De Concurso): Sócios da ALA, Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta e Samuli Woolston com os associados Aleksi Niemeläinen, Jussi Vuori, Erica Österlund, além de Willem Barendregt, Martin Genet, Vladimir Ilic, Tiina Liisa Juuti, Julius Kekoni, Auvo Lindroos, Pekka Sivula, Pekka Tainio e Jyri Tartia
  • Equipe Da Ala (Fase De Implementalção): Sócios da ALA Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta (até 2015) e Samuli Woolston, além de Niklas Mahlberg, Jussi Vuori, Tuulikki Tanska, Tom Stevens, Nea Tuominen, Pauliina Rossi, Anna Juhola and Miguel Silva, e também Michal Bala, Marina Diaz Garcia, Jyri Eskola, Zuzana Hejtmankova, Harri Humppi, Mette Kahlos, Anniina Kortemaa, Felix Laitinen, Malgorzata Mutkowska, T. K. Justin Ng, Marlène Oberli- Räihä, Olli Parviainen, Alicia Peña Gomez, Anton Pramstrahler, Jack Prendergast, Akanksha Rathi, Niina Rinkinen, Mikael Rupponen e Pekka Sivula
  • Programa: Biblioteca, salas de reunião, espaços de trabalho em grupo, oficinas, laboratório, estúdios de gravação, estúdio de fotografia, salas de edição, espaço de escritório, café, restaurante, cinema, auditório, sala multiuso, instalações de exposição e 2 cabines de informação.
  • Cidade: Helsingfors
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 5 de 53
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Oodi ocupa uma localidade importante no centro de Helsinque, com fachadas frente ao Parlamento Finlandês, e também para o Eduskuntatalo um espaço público onde funciona a maior parte das instituições públicas, o qual fica do outro lado da praça Kansalaistori. 

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 20 de 53
© Tuomas Uusheimo

A localização de Oodi em frente ao Eduskuntatalo foi escolhida para simbolizar a relação entre o governo e a população, além de servir também como um lembrete do Compromisso da Biblioteca Finlandesa  o qual exige que as bibliotecas promovam a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania ativa, a democracia e a liberdade de expressão. Além disso, a localidade também coloca a nova biblioteca no coração do bairro cultural d eHelsinque, perto de muitas das grandes instituições da capital.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 24 de 53
© Tuomas Uusheimo

Oodi tem uma sala de leitura tranquila com planta aberta no andar superior, a qual foi apelidada de “céu dos livros”. Os livros ocupam apenas um terço do espaço dentro da biblioteca: ao consultar os usuários da biblioteca sobre como eles acessam a cultura e depois reduzir o armazenamento no local, os arquitetos e bibliotecários da Oodi puderam introduzir diferentes programas incluindo um café, restaurante, varanda pública, cinema, estúdios de gravação de áudio-visual e um espaço para oficinas. Isso deriva de uma prática cada vez mais comum das bibliotecas finlandesas, as quais buscam oferecer novos serviços além de emprestar livros.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 22 de 53
© Tuomas Uusheimo

O projeto divide as funções da biblioteca em três níveis distintos: um térreo ativo que estende a praça da cidade para um espaço interior; “Céu dos livros” no nível superior; e um volume entre salas contendo salas para acomodar serviços e instalações adicionais dentro da biblioteca. Este conceito espacial foi realizado construindo a biblioteca como uma ponte habitada, com dois arcos de aço maciço que se estendem por mais de 100 metros para criar um espaço de entrada público totalmente fechado, sem colunas, com conjuntos de salas agrupados em torno da estrutura e com a sala de leitura acima.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 14 de 53
© Tuomas Uusheimo

Oodi foi construída usando materiais locais e com as condições climáticas locais em mente. A fachada de madeira é revestida com pranchas finlandesas de 33 milímetros de espessura que se ajustam à curva que se estende para fora a fim de criar um dossel acima da praça Kansalaistori, misturando os espaços interiores e exteriores e criando abrigos para eventos públicos em frente ao edifício.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 19 de 53
© Tuomas Uusheimo

O balanço da estrutura foi usado para criar um grande terraço público, a partir do qual os cidadãos de Helsinque podem olhar diretamente sobre a praça para as escadarias e entrada principal do parlamento finlandês. O terraço dobra a quantidade de espaço público ao ar livre fornecido para os visitantes da biblioteca e cria um novo destino onde as pessoas podem se encontrar e observar a cidade abaixo.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 32 de 53
© Tuomas Uusheimo

O piso térreo de Oodi estende a praça Kansalaistori para um espaço público interior. O objetivo do andar térreo é tornar cada uma das instalações da biblioteca aparente e acessível e fornecer um espaço interior não comercial aberto a todos, todos os dias da semana. Kino Regina, o Instituto Nacional de Audiovisuais ocupará um espaço no piso térreo, juntamente com um café restaurante com mesas que se espalharão pela praça nos meses de verão.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 18 de 53
© Tuomas Uusheimo

O andar intermediário, conhecido como “Sótão”, consiste em salas flexíveis dispostas em torno dos recantos e cantos íntimos que habitam os espaços entre as treliças da estrutura da ponte. As salas multifuncionais foram projetadas para acomodar atividades ruidosas e silenciosas. É neste andar que a Oodi oferecerá instalações como as oficinas e os estúdios de gravação.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 31 de 53
© Tuomas Uusheimo
Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 41 de 53
Corte
Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 11 de 53
© Tuomas Uusheimo
Biblioteca Central Oodi / ALA Architects - Imagem 4 de 53
© Tuomas Uusheimo

O "Céu dos Livros”, no último andar, é uma vasta paisagem aberta coberta por um teto branco ondulante, em forma de nuvem, perfurado por aberturas zenitais circulares. Aqui, as melhores características da biblioteca modernista encontram as possibilidades oferecidas pelas tecnologias do século XXI. A atmosfera serena convida os visitantes a ler, aprender, pensar e se divertir. A partir deste nível, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica desobstruída de 360 graus do centro da cidade, ou sair para o terraço com vista para a praça Kansalaistori.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Töölönlahdenkatu, 00100 Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Central Oodi / ALA Architects" [Oodi Helsinki Central Library / ALA Architects] 16 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909397/biblioteca-central-oodi-ala-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.