Edifício Pequeno / Federico Marinaro Arquitecto

© Walter Gustavo Salcedo

Edifício Pequeno / Federico Marinaro Arquitecto - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Federico Marinaro Arquitecto; Federico Marinaro Arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografías:Walter Gustavo Salcedo
  • Asesor: ingeniero Luciano López.
  • Colaboradores: Manuel Giró Arquitecto, Bruno Turri Arquitecto, Giuliana Colaneri Arquitecta
  • Arquiteta Associada: Sofia Settimini
  • Cidade: Rosário
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Walter Gustavo Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Obra Selecionada para la BIAAR (Bienal Internacional de Arquitetura Argentina), 2018.

O projeto foi encomendado por um grupo de investidores que demonstravam interesse em desenvolver um conjunto residencial de pequenas unidades para alugar.

© Walter Gustavo Salcedo

O primeiro passo era encontrar o local perfeito para a implantação do projeto. Aos arquitetos foi dada total liberdade para a escolha de tal terreno, o qual se localiza na rua Vera Mujica 413, na cidade de Rosário na Argentina. Orientado em direção oeste, a parcela possui apenas 7,26 metros de frente e 9,50 metros de fundos, mas para os arquitetos, este pequeno pedaço de terra tinha muitas potencialidades.

Corte Perspectivado

A primeira potencialidade foi detectada no terreno vizinho de propriedade do Estado, onde foram encontrados vestígios da antiga linha de trem que passava pelo local. Na legislação local, o proprietário do terreno que faz frente à situações deste tipo, pode apropriar-se livremente do terreno contíguo. A estratégia era comprar um terreno pequeno, não muito caro, mas que não estivesse colado em outra construção ou seja, que houvesse espaço suficiente para melhor ventilar e iluminar as unidades. Por isso, esta parecia a solução ideal para o que o cliente desejava.

© Walter Gustavo Salcedo

O segundo fator que contou à favor deste terreno, era a pré-existência de grandes plátanos ao longo da rua Vera Mujica, que proporcionam um proteção natural ao local, uma espécie de filtro para o sol forte e aos olhos curiosos dos vizinhos.

© Walter Gustavo Salcedo
Planta - Primeiro pavimento
© Walter Gustavo Salcedo

As premissas do projeto foram:

- Criar uma relação visual e uma conexão física direta entre a rua e o edifício, permitindo certa permeabilidade no térreo, aonde há apenas um núcleo de circulação vertical, um espaço bem iluminado e ventilado como se fosse uma expansão do espaço público;

© Walter Gustavo Salcedo
Planta - Terceiro pavimento
© Walter Gustavo Salcedo

- Plantas livres e flexíveis o suficiente para poderem ser adaptadas segundo as necessidades de cada morador;

- Desenvolver plantas funcionais e eficientes, aonde seja possível subdividir os espaços criando novos ambientes acessíveis e assim por diante, permitindo uma maior adaptabilidade das unidades;

© Walter Gustavo Salcedo

- Empregar materiais e sistemas construtivos tradicionais, baseado na construção de alvenaria tradicional gerando volumes simples e homogêneos;

- Utilizar o espaçamento dos tijolos para criar cogobós onde for necessário para melhor ventilar e proteger as unidades do sol além de proporcionar maior privacidade para os moradores.

© Walter Gustavo Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vera Mujica 413, S2000 Rosário, Santa Fé, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Pequeno / Federico Marinaro Arquitecto" [Edificio Pequeño / Federico Marinaro Arquitecto] 13 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909264/edificio-pequeno-federico-marinaro-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.