Os espaços de arquitetura CAMPO (Roma-IT) e FRAC-Centre (Orléans-FR)

Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019, será realizada uma conversa sobre espaços de arquitetura com os arquitetos Davide Sacconi, Abdelkamer Damani sob mediação de Gabriel Kogan. Serão apresentadas duas instituições, suas diferentes escalas, público, conteúdo e abordagem, além de possíveis interlocuções com o cenário brasileiro. O evento é gratuito e aberto ao público.

OS ESPAÇOS

(1) CAMPO, Roma-IT

CAMPO é um espaço para debater, estudar e celebrar a arquitetura. Projeto dos arquitetos italianos Gianfranco Bombaci, Matteo Costanzo, Luca Galofaro e Davide Sacconi, com curadoria de Nena Aru, propõe o embate e o estímulo de produções contemporâneas. Localizado na zona periférica da cidade de Roma, o CAMPO organiza exposições, conversas e workshops há mais de 4 anos.

www.campo.space

(2) FRAC-Centre Val de Loire, Orléans-FR

O FRAC-Centre faz parte de um programa governamental francês desenvolvido na década de 1980 a favor da descentralização da cultura no país, o qual cada região francesa deu origem a um "Fundo Regional de Arte Contemporânea", os FRACs. Os principais objetivos dessas instituições são: a constituição de uma coleção, a difusão desses trabalhos (por meio de exposições, empréstimos) o apoio para novas produções, o fomento de pesquisas e a formação de um público.

O FRAC-Centre Val de Loire, localizado na cidade de Orléans, se distingue dos outros FRACs devido à sua formação de um acervo especializado em arquitetura. Desde a década de 1990 essa unidade optou por uma coleção atípica que inclui projetos seminais das vanguardas radicais europeias dos anos 1960 e 1970. Hoje o FRAC-Centre promove uma das mais importantes Bienais de Arquitetura da Europa.

www.frac-centre.fr

OS CONVIDADOS

(1) Davide Sacconi, Roma-IT

Arquiteto e curador, formado pela Università degli Studi di Roma Tre, fundou, em Roma, o Tspoon, grupo de pesquisa premiado em diversas competições nacionais e internacionais de arquitetura, urbanismo e projetos editoriais. Mestre pelo Berlage Institute de Rotterdam, sob tutoria de Elia Zenghelis e Pier Vittorio Aureli. Em Rotterdam colaborou com o escritório MVRDV. Entre 2012 e 2014 foi professor na Bartlett School of Architecture (UCL) e hoje leciona na Syracuse University London Program. Integra o programa de doutorado The City as a Project liderado por Pier Vittorio Aureli na Architectural Association, em Londres. Davide Sacconi é cofundador do espaço CAMPO.

(2) Abdelkamer Damani, Orã-DZ

Abdelkader Damani é diretor do FRAC Centre-Val de Loire em Orléans. Formou-se em arquitetura em Orã, Argélia. Estudou História da Arte e Filosofia em Lyon. Foi responsável por projetos de arte e arquitetura no Centre Culturel de Rencontre de la Tourette, architecture of Le Corbusier, e lidera, desde 2007, a plataforma VEDUTA na Bienal de Arte Contemporânea de Lyon. Entre as suas mais recentes publicações estão: Curatorial practices outside the white cube (Centre d’art Parc Saint Leger, 2014), Le spectacle et le quotidian (Presses du Réel, 2011 com Thierry Raspail e Hou Hanru) e Recyclage et Urbanité (Edi­tions de la Villette, 2010). Damani foi também um dos três curadores convidados de Producing the Commons, a 11ª Bienal de Dakar, Senegal.

(m) Gabriel Kogan, São Paulo-BR

Arquiteto e crítico, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2009. Palestrante convidado da Politécnico de Milão entre 2015 e 2018 e na Escola da Cidade (desde 2018). Oferece cursos livres no MASP (2016) e MuBE (2017 & 2018). Colaborou com a Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e e edita a Revista Centro. Integra o júri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.

As apresentações serão em inglês.

  • Título

    Os espaços de arquitetura CAMPO (Roma-IT) e FRAC-Centre (Orléans-FR)
  • Tipo

    Mesa de discussão
  • Organizadores

    Gabriel Biselli e Luiz Solano
  • De

    11 de Janeiro de 2019 07:00 PM
  • Até

    11 de Janeiro de 2019 10:00 PM
  • Onde

    Espaço.cc
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Os espaços de arquitetura CAMPO (Roma-IT) e FRAC-Centre (Orléans-FR)" 09 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909235/os-espacos-de-arquitetura-campo-roma-it-e-frac-centre-orleans-fr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.