Retiro ao ar livre / Snøhetta

© Ivar Kvaal

Retiro ao ar livre / Snøhetta - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Snøhetta; Snøhetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivar Kvaal
Mais informaçõesMenos informações
© Ivar Kvaal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada na encosta do riacho Sognsvann, na exuberante floresta ao norte de Oslo, o "retiro ao ar livre" localiza-se à apenas cem metros da porta de entrada do maior hospital da Noruega, o Hospital Universitário de Oslo ou Rikshospitalet. Esta implantação bastante ambígua não é um mero acaso, anteriormente, um edifício muito similar foi construído na floresta de Sørlandet entre carvalhos e bétulas e muito próximo a um lago, a poucos metros do Hospital de Kristiansand, no sul do país. Ambas estruturas fazem parte de um mesmo projeto, concebido pela instituição de saúde da Noruega. Mais especificamente, o retiro projetado para o Hospital de Oslo foi desenvolvido em colaboração com o Departamento de Psicossomática e Psiquiatria Infantil no Hospital Universitário da cidade, oferecendo um espaço tranquilo onde os pacientes podem se beneficiar das qualidades terapêuticas da natureza.

© Ivar Kvaal
Cortesia de Snøhetta
© Ivar Kvaal

"A natureza proporciona uma alegria espontânea e auxilia os pacientes a relaxarem. Estar em contato com a natureza permite acalmar as pessoas, estar em paz, algo muito difícil de alcançar quando se está dentro de um dos maiores hospitais da Europa. Pensando nisso, o retiro ao ar livre foi concebido para motivar nossos pacientes, para anima-los à lutar ou encarar um tratamento difícil, contribuindo para a melhoria de sua saúde", afirma o psicólogo infantil Maren Østvold Lindheim do Hospital Universitário de Oslo, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

© Ivar Kvaal

O espaço pode ser utilizado durante o tratamento ou para passar um tempo de qualidade com seus parentes e amigos, longe do estresse do dia-a-dia do hospital. Estes espaços de convívio e estar estão abertos a todos os pacientes do sistema de saúde público da Noruega, independentemente do tipo de tratamento pelo qual estejam passando, e as reservas podem ser gerenciadas pessoalmente através de um sistema online.

© Ivar Kvaal

Um projeto generoso

Os espaços de acolhimento são reduzidos mas aconchegantes. Com seus aproximadamente 35 metros quadrados, contrastam fortemente com os monumentais edifícios hospitalares aos quais estão afiliados. Como uma referência à arquitetura vernacular da Noruega, estas estruturas na floresta foram construídas como uma espécie de "casa na árvore", edifícios assimétricos profundamente conectados à paisagem natural onde estão inseridos. A madeira maciça da fachada tenderá a ficar cinza, envelhecendo com o tempo, mimetizando-se ainda mais ao ambiente que às cercam.

© Ivar Kvaal

Seguindo uma das principais linhas de trabalho do Snøhetta, projetos socialmente e ambientalmente sustentáveis, a arquitetura destes espaços foi concebida segundo princípios de desenho universal, podendo ainda acomodar facilmente camas hospitalares quando necessário.

Cortesia de Snøhetta
Cortesia de Snøhetta

O espaço de cada acomodação é composto por uma sala principal, uma sala de estar e tratamento além de um banheiro. Os interiores foram totalmente revestidos em madeira de carvalho, ecoando a materialidade natural das florestas da Noruega. Para animar estes ambientes, travesseiros e almofadas coloridas podem ser livremente utilizadas como uma espécie de mobiliário flexível, permitindo que as crianças construam cabanas ou deitem-se para contemplar as copas das árvores através da abertura zenital no teto da sala principal.

© Ivar Kvaal

Todas as grandes janelas de vidro da casa podem ser totalmente abertas, integrando os espaços internos à natureza do entorno. Desta forma, os visitantes podem passear pelos bosques, perder-se entre os diferentes sentidos que a natureza nos aguça, ouvir o som da água que corre pelo riacho.

© Ivar Kvaal

Embora a cabine esteja integrada ao terreno de propriedade do hospital, sua localização isolada em meio à paisagem natural da floresta permite que ela pareça totalmente independente do ambiente hospitalar ao qual está subordinada. O retiro é um lugar de um silêncio mágico, um lugar incomum que proporciona um espaço de reflexão e tranquilidade, algo extremamente necessário nos dias de hoje. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sognsvannsveien 20, 0372 Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retiro ao ar livre / Snøhetta" [Outdoor Care Retreat / Snøhetta] 09 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909165/retiro-ao-ar-livre-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.