Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 2 de 18Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 3 de 18Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 4 de 18Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 5 de 18Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Mais Imagens+ 13

Teufenthal, Suíça
  • Arquitetos Responsáveis: Philipp Schenker, Andreas Gautschi, Dominik Lenzin, Heike Fischer
  • Engenharia: Konstruktiv GmbH Ingenieure und Planer, Gränichen
  • Cidade: Teufenthal
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 5 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada junto ao acesso do vilarejo, esta casa de família ocupa uma posição de destaque, transformando-se em um ícone, o portal de entrada desta pequena cidade. Os mais diversos estilos arquitetônicos coexistem neste contexto urbano isolado e remoto, e por isso mesmo ela se destaca do seu entorno, um objeto arquitetônico simples e atemporal.

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 8 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich

O edifício foi projetado como um volume prismático de pedra. Parte da fachada foi construída em concreto aparente enquanto que a outra metade foi erguida em alvenaria e rebocada. As suaves nuances de cores proporcionam um leve desequilíbrio na harmonia deste bloco homogêneo mas ressaltam a simplicidade de suas formas. O terraço aberto no pavimento superior, assim como as diferentes aberturas das janelas, foram recortadas neste volume sólido e massivo, reforçando a tectônica de sua expressividade formal.

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 7 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich
Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 16 de 18
Planta - térreo
Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 3 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich
Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 17 de 18
Planta - 1º pavimento
Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 12 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich

Parte das paredes externas foram construídas com apenas uma fiada de tijolos além de uma camada de isolamento. O volume que contém o espaço central de convívio e o terraço, por outro lado, foi construído em concreto aparente isolante. Estes dois materiais escolhidos servem para reforçar a expressão monolítica do volume da casa. Os montantes das janelas, instaladas no interior destas paredes, revelam a espessura de cada material, expondo assim a própria estrutura do edifício. Todas estas molduras foram acabadas em madeira maciça além de parte dos outros componentes incorporados às aberturas. Sua superfície refinada, seus tons e cores acabam por reforçam ainda mais o contraste entre os materiais da fachada, mais frios e impessoais, e a madeira das aberturas, mais quente e íntima.

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 11 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich

A planta do térreo da casa foi dividida ao meio através de uma ampla e contínua escadaria. Um apartamento com acesso independente foi implantado de um lado para receber a casa dos avós, enquanto que do outro lado uma sala de jogos e um espaço multiuso fazem parte do apartamento da família. A escada serve para conectar este primeiro espaço tanto ao porão quanto ao primeiro pavimento.

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 18 de 18
Corte

A suíte principal, a cozinha, a sala de estar e jantar, bem como o terraço coberto encontram-se no pavimento superior. A topografia ao redor da casa foi deixada intocada e em seu estado natural. Árvores frutíferas povoam o jardim e um pau-ferro cria uma proteção, um filtro entre a casa e a estrada principal. A garagem, isolada no lote, foi concebida como um objeto independente.

Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects - Imagem 15 de 18
© Andreas Graber Photography, Zürich

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma casa de família / Gautschi Lenzin Schenker Architects" [Multigenerational House / Gautschi Lenzin Schenker Architects] 13 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909089/uma-casa-de-familia-gautschi-lenzin-schenker-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.