Casa Telhado / K59atelier

Casa Telhado / K59atelier - Mais Imagens+ 30

Phước Kiển, Vietnã
  • Arquitetos: k59 atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dong Nai Tile Roof, Jotun, Phu Dien Brick, Phu Loc Contruction
  • Arquitetos Responsáveis: Phan Lam Nhat Nam + Tran Cam Linh
  • Equipe De Projeto: Phan Lam Nhat Nam, Tran Cam Linh, Nguyen Phuong Thao, Vo Ngoc Thanh Tuan
  • Construção: Thai Thinh Phat
  • Cidade: Phước Kiển
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de K59atelier

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de “lugar” foi utilizado por Claude Lévi-Strauss para referir-se às suas viagens a novos destinos. Nestes lugares, a vida primitiva continua existindo paralelamente à vida moderna. Para Lévi-Strauss o “lugar” é então percebido como um vilarejo, uma cidade natal, uma tradição ou simplesmente um abrigo. Esta ideia de “lugar” passa a ser associada às pessoas, à cultura, aos nossos hábitos e condições naturais. Cada rincão deste vasto mundo possui características únicas e específicas que refletem a sua própria identidade.

Cortesia de K59atelier
Planta - térreo
Cortesia de K59atelier

Desde os primórdios da vida na terra, o homem têm escolhido lugares para habitar, apropriando-se de um espaço específico e transformando-o em um lugar, um refúgio para proteger-se das más condições climáticas. Ao longo dos séculos, a arquitetura em sua forma mais primitiva evoluiu à partir de um diálogo franco entre o homem e a natureza, definindo algumas das principais características formais da arquitetura como a conhecemos hoje. A cidade de Hochiminh é, em primeira instância, uma planície em uma região de clima tropical com duas estações bem definidas, uma chuvosa e outra seca. Através do tempo, a cidade de Hochiminh evoluiu assim como à sua arquitetura, respondendo às necessidades do homem em sua relação direta com o ambiente natural, construindo assim uma arquitetura de identidade única.

Cortesia de K59atelier

O projeto desta residência está localizado na região suburbana da cidade de Hochiminh, uma casa que abriga três gerações de uma mesma família. Este convívio familiar multi-geracional é a forma mais elementar de vida no Vietnã, assim como a terracota é o principal material construtivo da arquitetura desta antiga cidade vietnamita. A partir disso, os arquitetos do K59atelier procuraram responder a cinco elementos específicos do "lugar" para definir a arquitetura deste projeto:

Cortesia de K59atelier

O SOL
O cheio e o vazio representam os dois opostos do sol: o nascente à leste e o poente à oeste. Esta estratégia formal procura evitar o ganho de calor indesejado.

Cortesia de K59atelier

O VENTO
Apropriando-se das formas das tradicionais casas vietnamitas, onde um amplo telhado inclinado reproduz a topografia dos terrenos de encosta, a cobertura deste projeto em um terreno plano é espelhada em duas direções opostas, permitindo uma melhor ventilação e iluminação dos espaços internos. Os sistemas de aberturas utilizados no projeto potencializam a circulação natural do ar, ventilando a casa continuamente.

Corte perspectivado

A CHUVA
Esta ampla cobertura de telha de barro é utilizada também para recolher a água da chuva. A água filtrada e armazenada pode ser utilizada no jardim da casa. No entanto, as calhas podem ser removidas do telhado quando as cisternas estiverem cheias, formando uma cascata natural onde as crianças podem se divertir nos dias mais quentes do ano.

Cortesia de K59atelier

A ÁRVORE
O corredor lateral, que conecta os quintais da frente e dos fundos da casa, cria um percurso linear verde que colabora com a atmosfera arejada e fresca da casa.

AS PESSOAS
As pessoas representam a parte vital do projeto. Espaços de convívio espalhados pela casa são responsáveis por conectar não só os diferentes ambientes, mas o dia-a-dia de todos os seus moradores. Nossa metodologia de projeto está fundamentada em espaços de trocas interpessoais, porque uma família saudável é o primeiro passo para uma sustentabilidade social.

Axonométrica explodida

Portanto, a vida moderna não é necessariamente o oposto da vida junto à natureza. Viver em harmonia com a natureza não exclui a possibilidade de ter uma vida moderna. Estas duas coisas podem andar de mãos dadas, assim como a arquitetura pode ser cuidadosa para com o seu contexto e também com o estilo de vida de seus habitantes.

Cortesia de K59atelier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Telhado / K59atelier" [Tile Roof House / k59 atelier] 07 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908795/casa-telhado-k59atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.