Casa na Ajuda / SMG Arquitectos

Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Sofá, Janela, MesaCasa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela, FachadaCasa na Ajuda / SMG Arquitectos - Bancada, Cozinha, PiaCasa na Ajuda / SMG Arquitectos - JanelaCasa na Ajuda / SMG Arquitectos - Mais Imagens+ 42

  • Engenharia: Licínio Ferreira, Luís Filipe Oliveira Antunes
  • Topografia: Luís Guilherme Rocha
  • Direção De Obra: Pedro Piedade Miguel
  • Direção De Fiscalização De Obra: Ricardina Valente
  • Coordenador De Segurança Em Obra: Sérgio Miguel Godinho
  • Construtora: Costa & Associados Lda
  • Certificação Energética: Haiane Madeira
  • Ensaio Acústico: Greenplan, Lda
  • Arquiteto Responsável: Sérgio Miguel Godinho
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela, Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pretendeu-se devolver o edifício à cidade, com cariz contemporâneo, preservando o desenho original, mantendo ainda a con figuração da cobertura original de 3 águas.
Da combinação com os novos elementos surge um edifício renovado, inclusivo e identitário do lugar onde se insere, procurando a acuidade necessária para a nova proposta do volume que delimita o Largo da Paz.

Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio
Corte
Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela, Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

O edifício que outrora, fora originalmente concebido para se destinar a um espaço de convívio, de um piso térreo em 1903, sofreu alteração em meados do mesmo século, com a adição de um piso.
É agora proposto a reformulação integral do espaço interior com a introdução de um 2º piso para albergar um quarto com uma vista privilegiada em direção ao Tejo.

Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Sofá, Janela, Mesa
© ITS – Ivo Tavares Studio
Cortes
Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio

A adição agora proposta de mais um piso habitável e com a renovação integral do interior do edifício, para albergar um programa habitação, distribui a área social no piso térreo e piso 1, e área privada no piso 2, sendo que neste último piso, existe a possibilidade de contemplar, através de um exíguo espaço exterior,o enquadramento afunilado da praça, e o rio Tejo, não tão distante.

Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Imagem 18 de 47
© ITS – Ivo Tavares Studio

As árvores que se encontram no Largo da Paz, poder-se-ão ver projetadas as suas sombras, sobre o volume branco que de finará, com mais dignidade, a harmonia e identidade daquele lugar.

Casa na Ajuda / SMG Arquitectos - Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Ajuda / SMG Arquitectos" 16 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908786/casa-na-ajuda-smg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.