Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Brasil
  5. MACh Arquitetos
  6. 2018
  7. Letras – Sede Corporativa / MACh Arquitetos

Letras – Sede Corporativa / MACh Arquitetos

  • 07:00 - 8 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Letras – Sede Corporativa / MACh Arquitetos
Letras – Sede Corporativa / MACh Arquitetos, © Gabriel Castro / Reverbo
© Gabriel Castro / Reverbo

© Gabriel Castro / Reverbo © Gabriel Castro / Reverbo © Gabriel Castro / Reverbo © Gabriel Castro / Reverbo + 65

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Paraíba, Funcionários – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Fernando Maculan, Joana Magalhães, Mariza Machado Coelho
  • Equipe

    Ricardo Lobato, Pablo Gonzales, Jessica Passos, Marcos Sales
  • Iluminação

    Atiaîa Lighting Design, Mariana Novaes
  • Automação

    ESENSE Automação
  • Acústica

    WSDG
  • Instalações Prediais e PCIP

    PROJELET
  • Gestão de Projetos e Obra

    Ricardo Saliba
  • Construção

    UNI
  • Área

    500.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Gabriel Castro / Reverbo
© Gabriel Castro / Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mais de 30Km de mangueirinhas de PVC, trançadas manualmente por uma família de artesãos locais, dão o tom do escritório de tecnologia Letras, responsável pelo site de letras de músicas mais acessado do Brasil, o letras.mus.br.  O site conta com um acervo de 2.5 milhões de músicas e, a cada mês, recebe mais de 90 milhões de visitas por pessoas diferentes.

© Gabriel Castro / Reverbo
© Gabriel Castro / Reverbo

O escritório do Letras está em Belo Horizonte. A capital mineira tem se consolidado como um importante pólo de tecnologia da informação e conta, por exemplo, com uma potente comunidade de startups (San Pedro Valley) e com a presença de um dos poucos escritórios de engenharia mundiais da Google onde são desenvolvidos os códigos de sua ferramenta de busca.

Cortesia de MACh arquitetos
Cortesia de MACh arquitetos

O projeto de arquitetura integra as três cores da paleta da comunicação visual do Letras - verde, laranja e roxo, dando prioridade ao uso de vários tons de verde como uma continuidade cromática em relação aos jardins presentes em toda a face sul do escritório, e que é uma situação única entre os pavimentos-tipo do edifício.

Cortesia de MACh arquitetos
Cortesia de MACh arquitetos

Dois materiais, um como contraponto ao outro, contribuem diretamente para a espacialidade e as diferentes ambiências do escritório: a madeira em painéis lisos, utilizada nos espaços fechados; as mangueirinhas de PVC, como forros e divisórias nas áreas de trabalho e de descompressão. Nos dois casos, a escolha do material é integrada à solução de tratamento acústico.

Cortesia de MACh arquitetos
Cortesia de MACh arquitetos

O escritório ocupa uma área de aproximadamente 500m2 em torno do núcleo central de um edifício corporativo, em três alas que abrigam, sucessivamente: os espaços administrativos e salas de reuniões, mais compartimentados e com maior nível de controle de privacidade; as estações de trabalho, reuniões informais e recepção, ao centro; e os espaços de alimentação e descompressão, que tem como extensão natural o terraço-jardim, para o qual foi criado o acesso, antes inexistente.

Cortesia de MACh arquitetos
Cortesia de MACh arquitetos

No universo do Letras, que inclui música, constelações, padrões gráficos e tipografia, uma atmosfera alegre, acolhedora e de liberdade foi trabalhada através da interação entre luz e materiais proposta pelo lighting design, sempre integrado à arquitetura e à iluminação natural. As cores da marca estão presentes na arquitetura e no design de interiores, e, somadas aos materiais, táteis, são destaque nos diversos espaços do escritório, de forma a reforçar uma experiência viso-espacial e cinestésica.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Letras – Sede Corporativa / MACh Arquitetos" 08 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908453/letras-nil-sede-corporativa-mach-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.