Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 2 de 34Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 3 de 34Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 4 de 34Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 5 de 34Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Robin Hayes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Byggmaterial i Göteborg, ESCOFET, Elverdal, Häfla, Vestre
Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 5 de 34
© Robin Hayes

Localização e função. Fredriksdalskajen (o cais de Fredriksdal) está localizado no lago Hammarby em Estocolmo, junto a uma das principais veias infraestruturais da cidade, que conecta os subúrbios do sul com a ilha central de Södermalm. O projeto do cais é uma das últimas fases de um importante projeto de desenvolvimento urbano, Hammarby Sjöstad, que se desenvolveu no sul da cidade desde o final dos anos 90. O terreno faz parte de um conjunto ao longo da água, desde Liljeholmskajen no oeste até Hammarby Sjöstad no leste, e mais à frente até a eclusa Sickla.

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 19 de 34
© Robin Hayes
Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 34 de 34
Planta Geral
Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 28 de 34
© Robin Hayes

O cais de madeira, uma praça de árvores e dois balanços em grande escala criam um novo ponto de destino. Com vistas para o o leste do lago de Hammarby, uma série de longos bancos de madeira apontam para a água e permitem observar a passagem e bloqueio de barcos e embarcações. O cais tem uma longa história como porto industrial, e algumas das atividades portuárias antigas permanecem, inclusive depois da reconstrução. Este lugar foi projetado para que pedestres e ciclistas pudessem coexistir com grupos de visitantes, usuários de automóveis e operadores portuários.

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 2 de 34
© Robin Hayes

Conceito e desenho. O caráter industrial é a base para o desenho do cais e da praça. As funções necessárias do cais foram resolvidas utilizando produtos derivados de contextos portuários e industriais, que, assim, se adequam ao terreno.

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 6 de 34
© Robin Hayes

O cais se caracteriza por grandes lajes de concreto, assentos amarelos brilhantes inspirados nas armações de arame tradicionais e cercas brancas. A forma do arco como uma forma recorrente se deriva dos arcos de concreto antigos da Ponte Skans da década de 1920. Na vista leste, interagem com os arcos de metal branco dos balanços, as lajes de concreto semi-circulares do cais de madeira e a rampa inclinada.

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 16 de 34
© Robin Hayes

Fredriksdalskajen está orientado para norte, mas graças ao comprimento do cais de madeira no nordeste, a parte mais ensolarada pode ser utilizada para tomar sol e fazer picnics. Dois brandes balanços no centro da praça roubam a cena, e desde esse ponto os visitantes tem uma grande vista do lago Hammarby, de toda a cobertura e da frequente atividade de navegação do canal.

Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur - Imagem 29 de 34
© Robin Hayes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hammarby Sjöstad, Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fredriksdalskajen / Nivå Landskapsarkitektur" [Fredriksdalskajen Pier / Nivå Landskapsarkitektur] 02 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908323/fredriksdalskajen-niva-landskapsarkitektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.