D’Oro Botafogo / Cité Arquitetura + DC Arquitetura

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Janela, Fachada, CorrimãoD’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - FachadaD’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Janela, Tijolo, FachadaD’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Tijolo, FachadaD’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Mais Imagens+ 27

  • Construção: Rios Engenharia
  • Estrutura: SOMA
  • Instalações: AQ Projetos de Instalações
  • Ar Condicionado: Vetor Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda.
  • Interiores: L’equipe Arquitetura
  • Incêndio: Recel – Sistemas contra Incêndio Ltda.
  • Esquadrias: Grupo Paris
  • Gestor Imobiliário : Performance Inc. Empreendimentos Imobiliários
  • Autores: Celso Rayol, Fernando Costa, Rogério Goldfeld Cardeman
  • Equipe: Daniel Osório (coordenador); Tiago Marques, Valéria Lollobatista, Felipe Deslandes, Sorin Helbig, Adriana Raposo Lamori, Eliana de Almeida Rocha
  • Gerência De Obras: Performance Inc.
  • Cidade: Botafogo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Tijolo, Fachada
© Estúdio Cria

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Residencial D’Oro está situado em uma das áreas arborizadas remanescentes de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em sua fachada, buscamos conciliar interior e exterior a partir da lógica das diversas possibilidades de visadas, considerando que, de cada unidade, é possível avistar o Pão de Açúcar e o Corcovado por diferentes ângulos. Essa multitude de pontos de vista foi a inspiração principal para a criação de uma fachada dinâmica.

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Fachada
© Celso Rayol
Fachada Frontal

A concepção do projeto teve como objetivo a incorporação de preceitos contemporâneos que rompem com a rigidez simétrica e do ordenamento lógico e hierárquico dos seus elementos compositivos. O corpo do edifício foi pensado a partir da desconstrução do “cubo”, onde as faces deste elemento geométrico tridimensional foram transformadas numa base bidimensional quadrada disposta em conjuntos assimétricos, evidenciados principalmente nas varandas, como os quadrados que giram em um Cubo de Rubik. Eles garantem um jogo de cheios e vazios, marcados em molduras, formas e materiais, onde o vidro se contrapõe às superfícies opacas.

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Janela
© Celso Rayol

Enquanto o corpo central do edifício, onde estão as unidades residenciais e a circulação vertical, forma um cubo sólido e íntegro; as extremidades circundantes, compostas pelas varandas, refletem a desconstrução do cubo em planos quadrados com diferentes justaposições. Para otimizar a execução dessa fachada, mantendo o efeito assimétrico desejado, foram feitas combinações do módulo quadrado repetido de acordo com um certo padrão.

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Janela, Fachada, Corrimão
© Estúdio Cria

No embasamento, dois grandes planos demarcam, visualmente, as premissas traçadas para a porção da edificação que está diretamente em contato com o espaço público da rua. Um grande jardim vertical emoldurado conforma um painel verde, que remete à arborização típica carioca, caracterizada por suas copas grandes e frondosas. Este plano horizontal intercede o espaço público e o privado, garantindo uma maior harmonização entre estes, adicionando qualidade à paisagem. Na parte inferior do embasamento, objetivou-se a continuidade demarcada nos painéis ripados, que suavizam os usos pedonais e de veículos e hierarquizam os acessos numa gradação dos cantos ao centro da edificação, o que valorizou o seu acesso principal.

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Corrimão
© Estúdio Cria

O edifício possui 11 pavimentos e é composto por 31 unidades residenciais de 100m2 a 250m2, com varandas e sacadas que variam de 12m2 a 17m2. Dentre as áreas comuns de lazer, há uma piscina com sauna, uma academia, uma sala para co-working, um longe e um salão gourmet com terraço.

D’Oro Botafogo /  Cité Arquitetura + DC Arquitetura - Janela, Fachada, Vidro, Corrimão
© Estúdio Cria

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Ministro Raul Fernandes, nº 116 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "D’Oro Botafogo / Cité Arquitetura + DC Arquitetura" 23 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908248/doro-botafogo-cite-arquitetura-plus-dc-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.